Por pedro.logato

Rio - Não faltou luta ao Equador. Porém, a derrota para a Suíça, por 2 a 1, com um gol sofrido no último minuto, na estreia na Copa do Mundo, fez a diferença. Com um homem a menos, a equipe comandada por Reinaldo Rueda até conseguiu segurar os franceses no Maracanã, mas acabaram eliminados, já que o time parou nos quatro pontos e os suíços, que venceram Honduras, em Manaus, chegaram aos seis e avançaram no Grupo E, ao lado da líder França, com sete. Com o resultado de 0 a 0, o Equador acabou sendo a única equipe sul-americana que ficou fora da disputa das oitavas de finais.

Na fase eliminatória, a França enfrenta a Nigéria, na próxima segunda-feira, às 13 horas, no Mané Garricha, em Brasília. Os suíços, que ficaram em segundo lugar no grupo, vão encarar a Argentina, na terça-feira, na Arena Corinthians, às 13 horas.

França vai enfrentar a Nigéria nas oitavas de finalMárcio Mercante / Agência O Dia

O JOGO

Buscando o primeiro lugar do Grupo E, a França tomou a iniciativa desde o começo da partida. As jogadas aconteciam na sua maioria pelo lado direito, principalmente com Sissoko. No entanto, o Equador conseguia se segurar e até assustava um pouco nos contra-ataques, principalmente com Enner Valencia. Mesmo com o placar indicando que a Suíça estava vencendo o seu jogo contra Honduras, a equipe sul-americana não alterou sua forma de jogar, fechada e esperando uma falha francesa para conseguir a vitória que o classificaria.

FOTOGALERIA: Equador empata com a França e acaba eliminado

A primeira vez que a França assustou no jogo aconteceu aos 37 minutos e foi em uma jogada de bola parada. Depois de cruzamento de Sagna, Pogba desviou de cabeça e obrigou ao goleiro Domínguez a fazer uma bela defesa. Bem perto do intervalo, o Equador respondeu, também em uma jogada de cabeça. Depois de belo lance pela direita, Enner Valencia escorou, mas Lloris, mesmo com dificuldades, conseguiu salvar os europeus.

Franceses e equatorianos coloriram o MaracanãMárcio Mercante / Agência O Dia

No começo do segundo tempo, a França teve, com apenas três minutos, a oportunidade que não conseguiu na primeira etapa. Sagna foi ao fundo e cruzou na medida para Griezmann, que finalizou. Domínguez defendeu e a bola ainda tocou na trave, antes de sair. Pouco depois, a situação equatoriana se complicou na partida. Antonio Valencia entrou com a sola por cima de Digne e acabou recebendo o cartão vermelho.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

A pressão francesa aumentou, mas o Equador ainda era forte nos contra-ataques. Enner Valencia puxou outro e serviu Noboa, mas o meia errou a passada e acabou chutando para fora, sem assustar muito os europeus. Mesmo com um a menos, os sul-americanos mostravam um grande espírito de raça. Noboa, que jogava com uma proteção na cabeça, devido a um corte sofrido na primeira etapa, evitou um gol francês, ao se jogar na frente de Pogba, após uma finalização do meia europeu.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

Com vantagem númerica, as triangulações francesas começaram a sair com mais intensidade. Na primeira, Benzema rolou para Sissoko, que finalizou para boa defesa de Domínguez. Depois, o próprio atacante do Real Madrid, finalizou, mas houve desvio da zaga equatoriana. Aos 25 minutos, Pobga teve outra chance. Após cruzamento, o meia cabeceou livre, mas a bola caprichosamente foi para fora.

Com o terceiro gol da Suíça, a missão do Equador ficava ainda mais complicada. Em desvantagem numérica, os sul-americanos precisavam derrotar os franceses por 2 a 0 no Maracanã. O tempo passava e os contra-ataques do time amarelo não conseguiam ser concluídos da maneira correta. A seleção treinada por Reinaldo Rueda teve o mérito de ao menos conseguir segurar a equipe da Europa, que perdeu grandes chances, mas apenas isso não era o suficiente. Com o apito final, o Equador foi a primeira equipe da América do Sul a ser eliminada da Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA
EQUADOR 0X0 FRANÇA

Estádio: Maracanã (RJ)
Arbitragem: Noumandiez Doue (CDM)
Público: 73.749 pagantes
Cartões Amarelos: - Erazo (EQU)
Cartões Vermelhos: A. Valencia (EQU)
Gols: -

EQUADOR: Dominguez; Paredes, Guagua, Erazo e Ayoví; Minda, Noboa (43' do 2ºT - Caicedo), A. Valencia, Arroyo (36' do 2Tº - Achilier) e Montero (18' do 2ºT - Ibarra); E. Valencia / Técnico: Reinaldo Rueda

FRANÇA: oris; Sagna, Koscielny, Sakho (15' do 2ºT - Varane) e Digne; Schneiderlin, Matuidi (21' do 2ºT - Giroud) , Sissoko e Pogba; Griezmann (33' do 2ºT - Rémy) e Benzema. / Técnico: Didier Deschamps

Você pode gostar