Por victor.abreu

Recife - No terceiro encontro entre Estados Unidos e Alemanha em Copas do Mundo, os europeus se deram melhor pela terceira vez e venceram por 1 a 0 os norte-americanos, nesta quinta-feira. Para o confronto na Arena Pernambuco, enfim, os alemães usaram o uniforme rubro-negro neste Mundial, inspirado no Flamengo, e ele deu sorte. Com a vitória, ambas as equipes estão nas oitavas de final.

LEIA MAIS: Confira notícias e bastidores da Copa do Mundo

Classificada em primeiro lugar do Grupo G, a Alemanha vai enfrentar a Argélia (que empatou em 1 a 1 com a Rússia e garantiu a segunda colocação do Grupo H) nesta segunda-feira, dia 30, às 17h, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Já os Estados Unidos, que ficaram em segundo na mesma chave dos alemães, vão pegar a Bélgica (que venceu a Coreia do Sul por 1 a 0 e confirmou a liderança do Grupo H) nesta terça-feira, dia 1 de julho, às 17h, na Fonte Nova, em Salvador.

Alemanha e Estados Unidos precisavam de apenas um empate para passar de fase na Copa do Mundo. Na outra partida do Grupo G, Portugal e Gana torciam por um tropeço dos norte-americanos para continuar sonhando com as oitavas de final.

A forte chuva em Recife ameaçou a realização da partida. Membros da Fifa estiveram no gramado da Arena Pernambuco horas antes de a partida começar e fizeram uma série de testes com a bola. Depois de tudo correr bem, o adiamento do jogo foi descartado. O clima também atrapalhou a ida dos torcedores ao estádio.

A partida contra os Estados Unidos foi o primeiro jogo do volante Bastian Schweinsteiger. O alemão estava impedido de estrear na Copa do Mundo por conta de uma lesão no joelho esquerdo.

Alemanha passou invicta na fase de grupos, tendo vencido duas e empatado outra partidaCarlos Moraes

O JOGO

O duelo começou debaixo de chuva forte em Pernambuco, mas o sistema de drenagem mostrou eficiência evitando poças no gramado. Os alemães começaram criando as melhores chances de ataque e administrando a posse de bola, mas sem assustar o goleiro Howard, que viu os chutes irem para fora ou pararem na zaga.

Na retranca, os norte-americanos esperavam a melhor oportunidade para contra-atacar. A primeira chance de perigo dos EUA veio em uma descida rápida, pegando a zaga alemã aberta. Zusi recebeu passe de Dempsey, na entrada da área, e bateu cruzado. A bola passou raspando o travessão de Neuer.

Apesar dos rumores de que o jogo seria morno por conta das equipes só precisarem de um empate para passar de fase, além dos treinadores, ambos alemães, serem amigos pessoais, o primeiro tempo foi bem movimentado, mas sem muitas chances de gol.

FOTOGALERIA: As imagens da vitória da Alemanha diante dos Estados Unidos

No segundo tempo, Miroslav Klose entrou na vaga de Lukas Podolski. Klose, com 15 gols, poderia se tornar o maior artilheiro de Copas do Mundo, caso fizesse mais um no jogo. O primeiro gol do jogo foi alemão, mas não do goleador.

Mertesacker aproveitou a cobrança de escanteio e mandou de cabeça para o gol, Howard estava atento e fez uma boa defesa, no rebote ninguém marcou Müller que colocou com categoria para o gol: 1 a 0.

Na frente do placar, a Alemanha tentava chegar em velocidade pelas laterais e trocando passes. Klose, jogando de pivô, quase não recebia a bola para distribuir as jogadas.

Nos últimos minutos da partida, os Estados Unidos chegaram duas vezes com perigo, mas ambas tentativas não se concretizaram em gol. Mesmo derrotados, os norte-americanos se classificaram para as oitavas de final.

FICHA TÉCNICA

Alemanha 1 x 0 Estados Unidos

Estádio: Arena Pernambuco (Recife)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Público: 41.876
Gols: Thomas Müller (Alemanha, aos 9' do 2ºT)
Cartão Amarelo: Höwedes (Alemanha, 10' do 1ºT), Omar Gonzalez (EUA, 37' do 1ºT), Beckerman (EUA, 17' do 2ºT)
Cartão Vermelho: -

Alemanha: Neuer; Boateng, Hummels, Mertesacker e Höwedes; Lahm, Kroos e Schweinsteiger (Götze, 30' do 2ºT); Özil (Schurrle, 42' do 2ºT), Müller e Podolski (Klose, intervalo). Treinador Joachim Löw.

Estados Unidos: Howard; Johnson, Gonzalez, Besler, Beasley; Beckerman, Jones; Zusi (Yeolin, 38' do 2ºT), Bradley, Davis (Bedoya, 13' do 2ºT); Dempsey. Treinador Jurgen Klinsmann.

Você pode gostar