Curitiba - Uma das torcidas mais animadas entre todas presentes no Brasil recebeu uma bela recompensa da sua seleção, nesta quinta-feira, na Arena da Baixada. Mesmo não repetindo a boa atuação da goleada de 4 a 2 sobre a Coreia do sul, mas com valentia e muita disposição no ataque, a Argélia arrancou um empate por 1 a 1 com a Rússia e conquistou, via o Grupo H, a tão sonhada e inédita vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo. Os gols da partida foram marcados por Kokorin, que abriu o placar para os europeus, e Slimani foi o herói da classificação dos africanos.
Pela primeira vez os argelinos vão para o mata-mata da maior competições entre seleções e terão pela frente a toda poderosa Alemanha, na segunda-feira, no Beira-Rio, às 17h. Já os russos vão embora mais cedo para casa e têm o alento de ser a sede da próxima Copa do Mundo. Até lá, tempo para ter uma seleção melhor, que marcou apenas dois pontos no Brasil.
O JOGO
A partida começou de forma surpreendente. Após a boa goleada por 4 a 2 sobre a Coreia do Sul, muito esperavam a repetição da grande atuação dos argelinos contra a Rússia. Mas, logo aos cinco minutos, os russos trataram de acabar com esse favoritismo. Em sua primeira chegada ao ataque, os europeus balançaram a rede. Kombarov avançou livre pela esquerda e cruzou na cabeça do Kokorin, que em belo arremate abriu o placar. O resultado ia dando a classificação para a Rússia, que conquistava a segunda colocação no Grupo H.
FOTOGALERIA: Argélia consegue classificação histórica na Copa do Mundo
O gol desestabilizou um pouco os argelinos, que não conseguiam manter a posse de bola. A Rússia se compactava bem no campo defensivo, e os africanos tinham poucas opções para fazer os passes e preferiam os lançamentos longos. Com o resultado favorável, a Rússia começava cedo a se fechar em seu campo defensivo, eles se posicionam com duas linhas de quatro bem defensivas. A Argélia usava o lado esquerdo com Djabou, principalmente. Mas tinha dificuldades para entrar na área de Akinfeev. Isso dava espaços para os russos chegarem com perigo. Aos 25, Shatov arrancou da esquerda, puxou para o meio e chutou colocado, assustando os africanos.
O lance ligou o sinal de alerta nos argelinos, que na segunda metade do primeiro tempo começaram a buscar mais o gol de empate. Aos 26, Mesbah tabelou com Brahimi, mas na hora do chute pegou mal, e o goleiro russo fez defesa fácil. Três minutos depois, o placar quase foi igualado. Djabou cobrou escanteio, Medjani cabeceou no ângulo esquerdo, e Akinfeev espalmou para fora, mas o auxiliar marcou impedimento. Um jogador argelino estava em cima do goleiro no lance.
Aos 30, um lance que pode gerar reclamação dos jogadores argelinos. Slimani disputou bola com Kozlov, caiu no gramado e pediu pênalti, o árbitro mandou o lance prosseguir. Após domínio da Argélia, a Rússia retoma a posse de bola e se mantém no ataque, mas com pouca efetividade. Foi assim até apito do juiz.
Disposta a tentar matar logo a partida, a Rússia começou o segundo tempo indo para o ataque. Na saída de bola, Samedov arrancou pela esquerda, fez ótima tabela com Kokorin, entrou na área e tocou na saída do goleiro argelino, que saiu abafando a jogada e realizou excelente defesa. Aos cinco, Kerzhakov recebeu em velocidade pela direita, puxou para o meio e chutou de perna esquerda, mas a bola bateu em Medjani.
A Rússia mostrava mais disposição no segundo tempo e tinha mais chances de gol. Mas quem marcou foi a Argélia. Em cobrança de falta de Brahimi, Akinfeev saiu caçando borboleta, e Slimani subiu livre para cabecear para a rede e dar a classificação momentânea para os argelinos.O gol incendiou a torcida africana na Arena da Baixada, muitos choravam de alegria nas arquibancadas. Mas ainda faltava muito para a a confirmação da tão sonhada classificação.
Com o gol sofrido, os russos partiram para o ataque, mas a falta de técnica dos seus jogadores ficou bem exposta aos espectadores. Faltavam inspiração e qualidade no meio campo para a criação de boas jogadas de ataque. Assim, os europeus tentavam desempatar na base da transpiração. Aos 25, Kerzhakov tabelou com Kokorin, entrou na área russa pela direita e chutou cruzado, mas M'Bolhi realizou ótima defesa.
Com a proximidade do fim da partida chegando, a Argélia trocava passes pela esquerda e tentava manter a posse de bola. A Rússia buscava acelerar o jogo, mas encontrava dificuldades por conta da falta de qualidade dos seus jogadores. Os argelinos foram valentes e conseguiram se segurar muito bem na defesa e não passaram por muito perigo. O país comemora um fato histórico: a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez na história.
FICHA TÉCNICA
Argélia 1x1 Rússia
Estádio: Arena da Baixada (Curitiba)
Árbitro: Cuneyt Cakir (Turquia)
Gols: Kokorin (06' 1T) (Rússia), Slimani (14' 2T) (Argélia)
Cartão Amarelo: Mesbah (39'1T), Ghilas(41' 2T), Cadamuro (46' 2T) (Argélia),Kombarov (11' 2T), Kozlov (13' 2T) (Rússia)
Cartão Vermelho: -
Público: 39.311 presentes
Argélia: M'Bolhi, Mandi, Belkalem, Halliche e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Feghouli, Brahimi e Djabou; Slimani
Técnico:Vahid Halilhodzic
Rússia: Akinfeev, Kozlov, Ignashevich, Berezutskiy e Kombarov; Glushakov(Denisov, Intervalo), Samedov, Shatov, Fayzulin e Kerzhakov; Kokorin.
Técnico: Fabio Capello