São Paulo - Jogo feio e objetivo. A Bélgica venceu a Coreia do Sul por 1 a 0 e garantiu os 100% de aproveitamento no Grupo H, nesta quinta-feira, na Arena Corinthians. A vitória sacramentou a primeira colocação dos europeus e cravou também o duelo com os Estados Unidos nas oitavas de final do Mundial. Agora, o compromisso será às 13h da próxima terça-feira, na Arena Fonte Nova. Enquanto isso, os orientais já podem fazer as malas e dar adeus a mais uma Copa do Mundo.
FOTOGALERIA: As melhores imagens da partida entre Coreia do Sul e Bélgica
O duelo não conteve grandes emoções. Mesmo com a expulsão de Defour no fim da primeira etapa, os belgas mantiveram a tática dos chutes de longa distância para surpreender os sul-coreanos. O fato deu certo, mas somente na reta final da partida. Diante dos 61.397 presentes, um jogo de dar sono para encerrar a fase de grupos do Mundial no Brasil.
A partida começou bastante truncada e sem grandes chances de gol. As equipes tentavam o ataque, mas esbarravam no baixo nível técnico antes de conseguir chegar perto da área. Sem bons momentos, o jogo ganhava ares de sonolência e desanimava até mesmo os torcedores presentes na Arena Corinthians, que se divertiam fazendo a tradicional festa à brasileira: com "ola" e muita música.
LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo
O primeiro momento que fez a torcida levantar não durou muito. Mirallas recebeu lançamento e arrancou livre para encarar o goleiro Seung Gyu. O atacante balançou a rede, mas o auxiliar já havia assinalado o impedimento. Foi a partir de então que os belgas resolveram acordar para o jogo. A equipe europeia passou a trabalhar mais a bola e chegar à área adversária com mais tranquilidade. Mertens teve a grande chance mas, livre, acabou mandando a bola por cima do gol sul-coreano.
A primeira boa chance da Coreia foi apenas aos 30 minutos. Courtois evitou o gol sul-coreano após um bom chute de fora da área e, no lance seguinte, foi a vez de a bola ser tirada praticamente em cima da linha para manter tudo igual na Arena Corinthians. O fim do primeiro tempo passou a ser marcado por um grande número de faltas cometidas pelos orientais buscando bloquear os ataques belgas. Na chance de maior perigo, Seung Gyo foi tranquilo para evitar o gol após cobrança direta da Bélgica.
VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo
O lance que chamou mais atenção no primeiro tempo ficou por conta de Defour. O volante chegou mais fortemente numa dividida, aos 44 minutos, e acabou acertando um pisão na perna do adversário. Sem pensar duas vezes, o árbitro Benjamin Williams expulsou o atleta de maneira direta.
O segundo tempo não começou diferente da etapa inicial. A partida continuou sem grandes chances e com um ritmo lento. A Coreia, que apostou na entrada de mais um atacante no intervalo, tentava chegar com mais eficicência ao ataque, mas seguia encontrando problemas. A Bélgica tentava responder nos contra-ataques, mas a primeira boa chance na segunda etapa voltou a ser de fora da área. Já os coreanos assustaram com uma bola cruzada que acabou acertando o travessão do gol de Courtois.
A partida, em si, não emplacava. Os técnicos buscavam alternativas e mexiam no time, mas nada parecia dar resultado dentro de campo. A Bélgica diminuiu ainda mais o ritmo da partida e só voltou a acelerar ao ataque quando Chadli e Origi entraram. As grandes chances continuavam sendo os chutes de fora da área. De outro lado, a Coreia buscava mais o ataque, mas encontrava dificuldades para furar a retranca belga. Já classificados, os europeus seguravam o jogo e evitavam o desgaste em São Paulo.
O lance determinante foi da mesma forma como a Bélgica já vinha tentando. Um chute forte de fora da área fez o goleiro Seung Gyu se esticar para evitar o gol. A bola, no entanto, foi rebatida para o meio da área e Vertonghen, livre, mandou para o fundo da rede. O gol serviu para acelerar um pouco o ritmo da partida, mas nada que mudasse o enredo do duelo.
Nos últimos minutos, as faltas voltaram a marcar presença. A tentativa da Coreia em buscar o empate chamou atenção na Arena Corinthians, mas sem sucesso... Benjamin Williams apita, a Coreia dá adeus ao Mundial e os belgas vão se preparar para mais um desafio na Copa do Mundo.
FICHA TÉCNICA
Coreia do Sul 0x1 Bélgica
Estádio: Arena Corinthians (São Paulo)
Árbitro: Benjamin Williams (Austrália)
Público: 61.397 presentes
Gols: Vertonghen (32' do 2ºT)
Cartão amarelo: Jeong Ho (Coreia do Sul), Dembélé (Bélgica)
Cartão vermelho: Defour (Bélgica)
Coreia do Sul: Seung Gyu, Lee Young, HongJeong Ho, Kim Young Gwon, Yuan Suk Young; Han Kook Young (Keun Ho), Lee Chung Yong, Ki Sung Yueng, Koo Ja Cheol; Heung Min (Dong Won), Shin Wook (Bo Kyung). Técnico: Hong Myung Bo.
Bélgica: Courtois, Vanden Borre, Lombaerts, Van Buyten, Vertonghenm; Defour, Dembélé, Fellaini, Mertens (Origi), Januzaj (Chadli); Mirallas (Hazard). Técnico: Marc Wilmots.