Por bernardo.argento

Brasília - Portugal venceu Gana, por 2 a 1, no Mané Garrincha, em Brasília, nesta quinta-feira. O resultado não serviu para nenhuma das duas equipes. Alemanha e Estados Unidos foram os classificados no Grupo G.

Apesar do revés, os africanos chegaram a ficar perto da classificação para próxima fase da Copa do Mundo. Quando a partida estava 1 a 1, o goleiro Mauda falhou e mandou para o espaço o sonho dos africanos de conquistar a vaga. Cristiano Ronaldo aproveitou o erro do arqueiro e decretou a vitória da seleção portuguesa: 2 a 1. Os outros gols do duelo foram marcados por Boye (contra) e Asamoah Gyan.

Gana entrou em campo em crise. A seleção ameaçou fazer greve devido à falta de premiação. Um avião com dinheiro foi mandado do país para o Brasil. A polêmica cresceu com o afastamento de Muntari e Kevin-Prince Boateng. O primeiro teria xingado o técnico Appiah. Já Boateng teria agredido membro da delegação.

A Copa chega ao fim para o melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo teve uma participação discreta. Ele sofreu com problemas físicos e só desencantou no jogo de despedida.

FOTOGALERIA: Confira as imagens da vitória de Portugal

Portugal e Gana estão fora da Copa do MundoErnestto Carriço

O JOGO

Sabendo da necessidade de vencer por uma grande diferença no placar, Portugal começou o jogo partindo para o ataque. A primeira boa chance surgiu com Cristiano Ronaldo. O melhor do mundo tentou o cruzamento, acabou mandando direitamente para o gol e acertou o travessão. Depois, assustou novamente em cobrança de falta. Na terceira tentativa do craque, o goleiro Dauda foi fundamental ao fazer uma bela defesa em cabeçada à queima-roupa.

A pressão dos portugueses deu certo. De tanto tentar, saíram na frente contado com a sorte. Aos 30, Miguel Veloso levantou na área, Boye tentou cortar, mas mandou para o fundo da rede do próprio gol: 1 a 0. Gana só conseguiu a primeira jogada trabalhada no fim do primeiro tempo. Gyan disputou a bola com Bruno Alves, reclamou de pênalti, mas o árbitro mandou seguir.

Na segunda etapa, a seleção africana reagiu. Empatou o duelo aos 11 minutos. Asamoah Gyan aproveitou cruzamento e correu para o abraço: 1 a 1. E a virada quase veio. Warris, sozinho, perdeu um gol incrível, ao testar a bola para fora. Gana pressionava e buscava o gol que daria a classificação ao time. Portugal, por sua vez, sentiu muito a igualdade no marcador e não conseguia chegar com perigo ao ataque.

O sonho dos ganeses de chegar às oitavas ficou mais longe depois da falha de Dauda. O goleiro tentou cortar uma bola levantada na área, rebateu fraco e entregou de graça para Cristiano Ronaldo. O camisa 7 não desperdiçou e colocou Portugal de novo na frente: 2 a 1. Foi o único gol do melhor do mundo na Copa. Depois disso, Gana perdeu a cabeça e não conseguiu mais assustar a meta defendida por Beto. O resultado decretou o fim da linha para os dois times na Copa do Mundo. 

PORTUGAL 2 X 1 GANA

Gols: John Boye (30'1ºT) Asamoah Gyan (11'2ºT), Cristiano Ronaldo (34'2ºT) 

Público: 66.540

Cartões Amarelos: Afful (Gana) Ayew (Gana)

Cartões Vermelhos:

Portugal: Beto (Eduardo), João Pereira (Varela), Bruno Alves, Pepe e Veloso; William Carvalho, R. Amorim e Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Éder. (Vierinha)

Gana: Dauda, Afful, John Boye, Mensah, Asamoah; Rabiu (Acquah), Badu, Ayew (Wakaso); Atsu, Gyan, Majeed (Jordan Ayew)

Você pode gostar