Por rodrigo.hang

Inglaterra - Um dos melhores árbitros do mundo anunciou a sua aposentadoria. Ao 43 anos, Howard Webb, responsável por apitar a final da Copa do Mundo de 2010 entre Espanha e Holanda, revelou ainda que vai se tornar diretor técnico da Professional Game Match Officials Board, a associação dos árbitros profissionais do Reino Unido.

Howard Webb apitou a Copa do Mundo de 2014 André Mourão

"Estou muito animado de começar esse novo capítulo da minha carreira após 25 anos maravilhosos no campo. Passei mais de uma década com o melhor assento da casa para os jogos da Premier League, e tive sorte o bastante para estar em nove torneios FIfa e Uefa, além de ter atuado em finais de Champions League e Copa do Mundo", acrescentou.

Vídeo: Árbitro da final da Copa de 2010 rouba a bola e leva carrinho por trás

A maior polêmica de sua carreira foi, justamente, a atuação na final da Copa do Mundo de 2010. Espanha e Holanda protagonizaram um jogo mais violento do que o normal e muitos criticaram Webb por ele ter sido pouco rigoroso na partida e também pode não ter expulsado o volante holandês De Jong, que acertou o peito do espanhol Xabi Alonso com a sola da chuteira. O jogo teve apenas um expulso: o zagueiro holandês Heitinga.

LEIA MAIS: Confira notícias e bastidores do Futebol Internacional

Entre os vários jogos importantes que apitou, Webb foi o juíz de Inter de Milão e Bayern de Munique, duelo da final da Liga dos Campeões da temporada de 2009/2010. Ex-policial, o último jogo que apitou foi o empate por 1 a 1 entre Brasil e Chile, no Mineirão, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, em 28 de junho. Durante o duelo, o juiz distribuiu sete cartões amarelos. Na última Copa, ele também apitou o duelo entre Colômbia e Costa do Marfim, pela fase grupos da competição.

"A arbitragem me deu muita coisa na vida, mas agora é hora de passar meu conhecimento", encerrou o agora ex-árbitro.

Você pode gostar