Espanha teve muito trabalho para garantir sua classificação - AFP
Espanha teve muito trabalho para garantir sua classificaçãoAFP
Por O Dia

Rússia - Precisando apenas de um empate para garantir a classificação às oitavas de final, a Espanha mostrou tem muito a melhorar se quiser brigar pelo seu segundo título mundial. Enfrentando nesta segunda-feira o já eliminado Marrocos, os espanhóis flertaram com o perigo e ficaram no empate em 2 a 2, em Kaliningrado, com gol salvador de Iago Aspas, que garantiu a primeira colocação do Grupo B. Na próxima fase, a Espanha terá a Rússia pela frente.

Veja a tabela do Mundial da Rússia

Fiel à ideia de manter a posse de bola, o time de Fernando Hierro sofreu com a forte marcação dos marroquinos e ficaram devendo no setor de criação. Bem postados na defesa, não aceitaram o domínio espanhol e criaram as melhores chances do jogo.

Espanha e Marrocos em fotos

Logo aos 13 minutos, Boutaïb aproveitou lambança entre Sérgio Ramos e Iniesta no meio de campo e, livre de marcação, arrancou da intermediária para abrir o placar, finalizando entre as pernas de De Gea. Mas a redenção do camisa 7 não demorou. Cinco minutos depois, em bela jogada individual, ele invadiu a área e serviu Isco, livre, para empatar partida.

Depois do gol de empate, a Espanha finalmente acordou para o jogo e, comandada por Iniesta, começou a pressionar pela virada, mas não era suficiente para furar o bloqueio armado pelo técnico Hervé Renard, que não se limitava a segurar o resultado. Os marroquinos ainda eram mais perigosos, tanto que, em lance semelhante ao do primeiro gol, Boutaïb saiu novamente cara a cara com De Gea, mas dessa vez o goleiro levou a melhor.

Os times voltaram para o segundo tempo com a mesma postura. Mesmo com mais posse de bola, os espanhóis erravam muitos passes e abusavam do jogo aéreo, mas, com Diego Costa muito marcado, a maioria das investidas eram em vão. Enquanto isso, a seleção marroquina ficava mais à vontade continuava oferecendo mais perigo. Aos 35, após cobrança de escanteio, En-Nesyri, que tinha entrado há dez minutos, subiu muito mais que Sérgio Ramos e colocou novamente o Marrocos em vantagem, coroando a boa atuação.

Quando tudo parecia encaminhado para a derrota espanhola e os torcedores marroquinos já faziam festa na arquibancada, Iago Aspas apareceu livre na pequena área para aproveitar cruzamento de Sério Ramos e, de letra, decretar a igualdade no placar. O árbitro Ravshan Irmatov chegou a assinalar impedimento no lance do gol, mas teve a ajuda do VAR para corrigir o erro, para alívio dos espanhóis, que conquistaram a primeira colocação do grupo aos 47 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA

ESPANHA 2 X 2 MARROCOS

ESPANHA - De Gea; Carvajal, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Thiago Alcântara (Asensio), Iniesta, Isco e David Silva (Rodrigo); Diego Costa (Iago Aspas). Técnico: Fernando Hierro.

MARROCOS - El Kajoui, Dirar, Saiss, Da Costa e Achraf Hakimi; Ziyech (Bouhaddouz), Amrabat, El Ahmadi, Belhanda (Fajr) e Boussoufa; Boutaib (En-Nesyri). Técnico: Hervé Renard.

GOLS - Boutaib, aos 13, e Isco, aos 18 minutos do primeiro tempo El-Nesyri, aos 36, e Aspas, aos 46 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Ravshan Irmatov (Fifa/Uzbequistão).

CARTÕES AMARELOS - El Ahmadi, Amrabat, Da Costa, Boussoufa, Achraf Hakimi, El Kajoui (Marrocos).

PÚBLICO - 33.973 torcedores.

LOCAL - Arena Kaliningrado.

Você pode gostar