Espanha fica no empate com Marrocos, acaba em primeiro lugar e pega a Rússia

Seleção europeia só conseguiu o empate nos acréscimos, graças a ajuda do VAR

Por O Dia

Espanha teve muito trabalho para garantir sua classificação
Espanha teve muito trabalho para garantir sua classificação -

Rússia - Precisando apenas de um empate para garantir a classificação às oitavas de final, a Espanha mostrou tem muito a melhorar se quiser brigar pelo seu segundo título mundial. Enfrentando nesta segunda-feira o já eliminado Marrocos, os espanhóis flertaram com o perigo e ficaram no empate em 2 a 2, em Kaliningrado, com gol salvador de Iago Aspas, que garantiu a primeira colocação do Grupo B. Na próxima fase, a Espanha terá a Rússia pela frente.

Veja a tabela do Mundial da Rússia

Fiel à ideia de manter a posse de bola, o time de Fernando Hierro sofreu com a forte marcação dos marroquinos e ficaram devendo no setor de criação. Bem postados na defesa, não aceitaram o domínio espanhol e criaram as melhores chances do jogo.

Espanha e Marrocos em fotos

Logo aos 13 minutos, Boutaïb aproveitou lambança entre Sérgio Ramos e Iniesta no meio de campo e, livre de marcação, arrancou da intermediária para abrir o placar, finalizando entre as pernas de De Gea. Mas a redenção do camisa 7 não demorou. Cinco minutos depois, em bela jogada individual, ele invadiu a área e serviu Isco, livre, para empatar partida.

Depois do gol de empate, a Espanha finalmente acordou para o jogo e, comandada por Iniesta, começou a pressionar pela virada, mas não era suficiente para furar o bloqueio armado pelo técnico Hervé Renard, que não se limitava a segurar o resultado. Os marroquinos ainda eram mais perigosos, tanto que, em lance semelhante ao do primeiro gol, Boutaïb saiu novamente cara a cara com De Gea, mas dessa vez o goleiro levou a melhor.

Os times voltaram para o segundo tempo com a mesma postura. Mesmo com mais posse de bola, os espanhóis erravam muitos passes e abusavam do jogo aéreo, mas, com Diego Costa muito marcado, a maioria das investidas eram em vão. Enquanto isso, a seleção marroquina ficava mais à vontade continuava oferecendo mais perigo. Aos 35, após cobrança de escanteio, En-Nesyri, que tinha entrado há dez minutos, subiu muito mais que Sérgio Ramos e colocou novamente o Marrocos em vantagem, coroando a boa atuação.

Quando tudo parecia encaminhado para a derrota espanhola e os torcedores marroquinos já faziam festa na arquibancada, Iago Aspas apareceu livre na pequena área para aproveitar cruzamento de Sério Ramos e, de letra, decretar a igualdade no placar. O árbitro Ravshan Irmatov chegou a assinalar impedimento no lance do gol, mas teve a ajuda do VAR para corrigir o erro, para alívio dos espanhóis, que conquistaram a primeira colocação do grupo aos 47 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA

ESPANHA 2 X 2 MARROCOS

ESPANHA - De Gea; Carvajal, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Thiago Alcântara (Asensio), Iniesta, Isco e David Silva (Rodrigo); Diego Costa (Iago Aspas). Técnico: Fernando Hierro.

MARROCOS - El Kajoui, Dirar, Saiss, Da Costa e Achraf Hakimi; Ziyech (Bouhaddouz), Amrabat, El Ahmadi, Belhanda (Fajr) e Boussoufa; Boutaib (En-Nesyri). Técnico: Hervé Renard.

GOLS - Boutaib, aos 13, e Isco, aos 18 minutos do primeiro tempo El-Nesyri, aos 36, e Aspas, aos 46 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Ravshan Irmatov (Fifa/Uzbequistão).

CARTÕES AMARELOS - El Ahmadi, Amrabat, Da Costa, Boussoufa, Achraf Hakimi, El Kajoui (Marrocos).

PÚBLICO - 33.973 torcedores.

LOCAL - Arena Kaliningrado.

Galeria de Fotos

Espanha teve muito trabalho para garantir sua classificação AFP
Espanha teve muito trabalho para garantir sua classificação AFP
Espanha teve muito trabalho para garantir sua classificação AFP