Proximidade de Alex Sandro com Danilo pode facilitar ida de lateral-direito ao FlamengoFoto: Instagram Danilo
Com a lesão de Pedro, melhor atacante brasileiro da atualidade, e com a ida de Gabigol para o Cruzeiro, Juninho chega como a esperança de gols para este início de temporada.

Já para o sistema defensivo, o clube, que perdeu Fabrício Bruno, também para o Cruzeiro, e com o fim de contrato de David Luiz, negocia com o Internacional de Porto Alegre a contratação de Vitão.
O zagueiro, de 24 anos, que já teria bases salariais e tempo de contrato acertados com o Flamengo, marcou uma reunião com a diretoria colorada para discutir a melhor forma da negociação acontecer, depois da recusa do time gaúcho à primeira investida de José Boto.
Aliás, Boto foi o responsável por tirar Vitão da base do Palmeiras e levar para o Shaktar, em setembro de 2019. E, por lá, a dupla Boto e Vitão permaneceu até dezembro de 2021, quando o dirigente deixou o clube ucraniano.

Mas não é só Vitão que pode chegar para reforçar o setor defensivo da equipe de Filipe Luís.
O Flamengo vem flertando com o ex-lateral da seleção brasileira Danilo, que está em processo de rescisão contratual com a Juventus. Nápoli e Santos também tentam contratar o atleta que, por pressão da família, deve retornar ao Brasil.
Caso retorne, a proximidade de Danilo com Alex Sandro e o projeto do Flamengo apresentado ao lateral-direito devem fazer com que ele opte em jogar no Rubro-Negro e não na Vila Belmiro.

O que ainda pode atrapalhar seria um retorno de Neymar ao Santos. Segundo algumas fontes ouvidas por este colunista, o craque já teria conversado com Danilo sobre ambos retornarem ao clube do rei Pelé, para reeditarem a parceria vitoriosa que fizeram no próprio Santos e na Seleção.
Mesmo com a saída de Erick Pulgar no final da temporada, o Flamengo não tem como prioridade para este primeiro semestre a contratação de um volante.
Entretanto, a oportunidade de mercado bateu à porta do clube com a possível saída de Jorginho do Arsenal.
Jorginho é ítalo-brasileiro e está no Arsenal desde 2023, quando foi contratado junto ao Chelsea, onde esteve por 5 temporadas.
Em 2021, ainda pelo Chelsea, ele ganhou o prêmio de melhor jogador da Europa e, no mesmo ano, ficou em 3º lugar no prêmio de melhor do mundo da revista francesa "France Football".

A princípio, Jorginho chegaria ao Flamengo sem custos, mas o clube cogita inclusive pagar uma compensação financeira ao Arsenal para que a liberação do atleta aconteça imediatamente.
O contrato do jogador vai até o fim de julho deste ano, e o técnico Mikel Arteta tem sido bem reticente com a saída do jogador.
Se conseguir juntar os três atletas aqui mencionados, o Flamengo contará com jovens promissores, como Plata e Alcaraz, jogadores consagrados no clube, como Arrascaeta e Gerson, e veteranos com experiência internacional, como Danilo, Alex Sandro e Jorginho.
Numa temporada onde o Flamengo precisa retomar o caminho para as vitórias de grandes competições e que priorizará a conquista do Brasileirão, Filipe Luís pode ter um esquadrão tão bom quanto o que ele fez parte em 2019.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.