Gabigol é o artilheiro do Flamengo no Carioca, com cinco golsReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A derrota para o Fluminense na última rodada da Taça Guanabara custou caro para o Flamengo. Além de ver o rival sagrar-se campeão do turno pelo segundo ano consecutivo, o Rubro-Negro caiu para o terceiro lugar após a vitória do Vasco por 2 a 0 sobre o Bangu, nesta última quinta-feira (9), em São Januário. 
Foi a primeira vez desde 2019 que o Flamengo não terminou em primeiro ou segundo lugar na classificação da Taça Guanabara. Desta forma, o Rubro-Negro terá que jogar as semifinais do Carioca sem a vantagem do empate. O jogo de ida contra o Vasco será na próxima segunda-feira (13), às 21h10, no Maracanã. 
Em 2019, Fluminense e Vasco decidiram a Taça Guanabara. No ano seguinte, o Flamengo conquistou o título, assim como no ano seguinte. O formato atual, inclusive, foi adotado em 2021. Nos últimos três anos, independente do regulamento, o Rubro-Negro carregou a vantagem do empate para a semifinal geral. 
O início de temporada do Flamengo não é animador. Além de jogar sem qualquer vantagem, o Rubro-Negro terá que driblar a crise após os vices na Supercopa do Brasil e Recopa Sul-Americana; o terceiro lugar no Mundial de Clubes; e as derrotas seguidas em clássicos para Vasco e Fluminense, respectivamente. 
Flamengo e Vasco se enfrentam na semifinal do Carioca na próxima segunda-feira (13), às 21h10 (de Brasília), no Maracanã. O jogo de volta ainda não tem data e horário definidos pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ). No último 'Clássico dos Milhões', os Cruz-Maltinos venceram por 1 a 0.