Vítor PereiraAFP
Flamengo chega ao quarto jogo seguido com nova formação, mas ainda precisa de ajustes
Formação com três defensores não é mais novidade, mas time ainda mira corrigir vacilos individuais e gafes na marcação para consolidar esquema
O esquema tático com três zagueiros já deixou de ser uma novidade no Flamengo. Na vitória sobre o Vasco por 3 a 2, na última segunda-feira, o time chegou ao quarto jogo seguido com a nova formação. Entretanto, apesar dessa sequência, ainda são necessários ajustes para que o sistema possa se consolidar no Rubro-Negro.
Seja por vacilos individuais, seja por gafes na marcação, o time de Vítor Pereira passou longe de ter uma noite tranquila no Maracanã. Assim como foi no Fla-Flu e no Clássico dos Milhões da Taça Guanabara, o Flamengo sofreu em determinados momentos atrás e mostrou que ainda não conseguiu alcançar o desejado "balanço defensivo".
Não por acaso, após a partida, Fabrício Bruno foi questionado na zona mista do Maracanã se a equipe já se sentia confortável nessa nova formação. O discurso do zagueiro, contudo, foi de otimismo. O camisa 15 disse que o grupo "vem assimilando bem" este esquema tático e acredita que o novo sistema tem dado certo.
"A gente procura se adaptar ao estilo que o professor Vítor (Pereira) pede. Talvez seja um estilo diferente para vocês, acostumou ver o Flamengo jogar com linha de quatro. A gente vem se adaptando ao trabalho dele, é um cara que vem para implementar o melhor pelo Flamengo. É um cara vitorioso. A gente vem assimilando bem. Acho que o importante é a gente assimilar bem e dar sequência no trabalho. Trabalhar no dia a dia para minimizar o máximo os erros e fazer o que ele pede, que é baliza zero. Agora é trabalhar, trabalhar e descansar, porque as coisas vão acontecer da forma que a gente merece", analisou Fabrício Bruno.
"Com a linha de quatro fica uma linha menor, né? Com uma linha de cinco, o lateral não baixa para lateral, e às vezes é um jogo mais com sistema mano a mano. Acho que vêm dando certo. Por mais que a gente tenha tomado gol, conseguimos pressionar mais, conseguimos ter mais o controle do jogo com três zagueiros atrás e a gente ganha mais pessoas no meio de campo. Dar sequência, trabalhar, trabalhar, que as coisas acontecem", completou.
Vale lembrar que, embora tenha sido utilizado por Vítor Pereira nos últimos compromissos, o esquema com três zagueiros não será necessariamente uma constante na temporada do Fla. Na última coletiva de imprensa, o treinador indicou que o uso ou não dessa formação dependerá do oponente que o time tem pela frente.
"Não serão para jogar todos os jogos. O fato do Vasco ser uma equipe forte e que aposta nas bolas paradas, e para termos alguma consistência, às vezes vamos jogar com três zagueiros, às vezes não. Depende do adversário", explicou o treinador.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.