Gonzalo Plata em ação pelo Flamengo no jogo contra o Estudiantes, no MaracanãGilvan de Souza / Flamengo
"Após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto", informou a entidade, que já havia comunicado o Rubro-Negro da decisão na última semana.
"Com o objetivo de salvaguardar os princípios de justiça esportiva e equidade, a CONMEBOL decidiu anular as consequências jurídicas da mesma, pelo que o jogador Plata está habilitado a jogar a próxima partida", complementou.
No confronto de ida, que terminou em vitória do Flamengo por 2 a 1, no Maracanã, Plata recebeu o vermelho na reta final do segundo tempo em disputa de bola com Facundo Rodríguez. No lance, ele chegou antes e foi acertado pelo argentino, mas o árbitro Andrés Rojas interpretou como falta do equatoriano e o puniu.
Agora, Filipe Luís poderá contar com o atacante para buscar a classificação fora de casa. O Rubro-Negro terá a vantagem do empate para avançar de fase. Em caso de derrota por um gol de diferença, a definição será nos pênaltis.
Confira a nota da Conmebol na íntegra:
Cabe ressaltar que, de acordo com as Regras do Jogo, o segundo cartão amarelo que resulta em expulsão não é objeto de revisão pelo VAR, motivo pelo qual a sanção em questão não foi revisada durante a partida.
Esta decisão reflete o compromisso da CONMEBOL com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol, garantindo que nenhum jogador seja prejudicado por uma sanção manifestamente incorreta".

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.