Peru - O Flamengo sagrou-se tetracampeão da Libertadores ao superar o Palmeiras por X a Y, em Lima, neste sábado (29). Para se tornar o primeiro time brasileiro a vencer quatro vezes a competição continental, o Rubro-Negro conquistou o título nas edições de 1981, 2019 e 2022. Abaixo, relembre como foi cada uma delas:
1981
Flamengo conquistou a Libertadores pela primeira vez em 1981Reprodução
A Libertadores tinha cinco grupos com quatro times em cada, e os líderes garantiam vaga na próxima fase. O Flamengo estava junto com Atlético-MG, Cerro Porteño (PAR) e Olimpia (PAR) no Grupo 3.
O Rubro-Negro e o Galo empataram na primeira posição e precisaram fazer um jogo para decidir quem avançaria. Por causa do alto número de atletas expulsos da equipe mineira, o Flamengo venceu por W.O.
Na fase seguinte, o Nacional (URU), que era o atual campeão da América, se juntou aos cinco classificados. Os seis times foram divididos em dois grupos. O Rubro-Negro ficou com Jorge Wilstermann (BOL) e Deportivo Cali (COL). Do outro lado, além do time uruguaio estavam Cobreloa (CHI) e Peñarol (URU).
Flamengo e Cobreloa lideram seus grupos e garantiram vaga na final. No primeiro jogo, no Maracanã, o Rubro-Negro contou com dois gols de Zico para superar o adversário por 2 a 1. Merello marcou para os chilenos.
Na volta, no Estádio Nacional, em Santiago, o Cobreloa bateu o Fla por 1 a 0, com gol de Merello. Por isso, houve a necessidade de um jogo desempate, em campo neutro.
No Estádio Centenário, em Montevidéu, o Flamengo venceu o Cobreloa por 2 a 0 e pintou a América de vermelho e preto. O ídolo Zico fez os dois gols do jogo.
2019
Flamengo conquistou bicampeonato em 2019AFP
Naquele, a competição já tinha o formato atual. O Flamengo ficou no Grupo D, junto com LDU (EQU), Peñarol (URU) e San José (BOL). Com emoção, a equipe carioca garantiu vaga no mata-mata.
O Rubro-Negro empatou sem gols com o Peñarol, chegou aos dez pontos e avançou às oitavas como líder do grupo. Se tivesse sido derrotado, estaria eliminado da Libertadores.
Nas oitavas o Flamengo encarou o Emelec (EQU). Após uma derrota por 2 a 0 fora de casa no jogo de ida, o time devolveu o placar no Maracanã e garantiu vaga nas quartas ao superar os equatorianos nos pênaltis.
Já nas quartas, o Fla teve o Internacional pela frente. Os cariocas bateram o Colorado por 2 a 0 no Maracanã e, posteriormente, empataram por 1 a 1 no Beira-Rio.
Nas semis, o Rubro-Negro encarou mais um gaúcho. O Flamengo empatou com o Grêmio em Porto Alegre por 1 a 1, mas não tomou conhecimento do adversário no Maracanã e aplicou uma sonora goleada por 5 a 0.
A decisão passou a ser disputada em jogo único justamente a partir daquele ano, e o Flamengo encarou o River Plate, que era o atual campeão. Os argentinos abriram o placar no primeiro tempo, mas Gabi fez dois gols na reta final de partida para garantir o bi da América de forma heroica, no Estádio Monumental de Lima.
2022
Gabi anotou o único gol da final de 2022Marcelo Cortes / Flamengo
Naquela edição, o Flamengo esteve no Grupo H, junto com Talleres (ARG), Universidad Católica (CHI) e Sporting Cristal (PER), e sobrou. Com cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota, o time somou 16 pontos e liderou o grupo.
Na fase oitavas de final, o Rubro-Negro encarou o Tolima (COL). Depois de uma vitória por 1 a 0 fora de casa na ida, o Flamengo jogou por música no Maracanã e goleou o adversário por 7 a 1.
Já nas quartas, um confronto brasileiro diante do Corinthians. E o Flamengo se impôs. Afinal, bateu o Timão por 2 a 0 na Neo Química Arena e depois venceu o adversário por 1 a 0 no Maracanã.
Na semifinal, o Flamengo confirmou o favoritismo diante do Vélez e encaminhou a vaga na decisão logo no jogo de ida. Na Argentina, o Rubro-Negro goleou por 4 a 0. Na volta, até saiu atrás, mas virou e venceu por 2 a 1.
A grande decisão reservou um duelo de rubro-negros: Flamengo x Athletico-PR. A equipe carioca aproveitou a superioridade numérica após a expulsão do zagueiro Pedro Henrique e venceu o Furacão por 1 a 0 no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador. Gabi anotou o único gol do jogo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.