Esquerdinha é um dos destaques do Fluminense sub-16Lenardo Brasil/Fluminense

Referência para as últimas gerações de Moleques de Xerém, a contratação de Marcelo também mexeu com os jovens laterais da base do Fluminense. Depois de verem quase diariamente a foto do jogador na entrada do CT, eles terão a oportunidade de, em algum momento, treinar com ele.
"Nem acreditei quando soube que ele tinha voltado. Marcelo certamente é referência para todo mundo que joga na nossa posição. E, por ser um Moleque de Xerém também, é ainda mais especial para mim. É uma inspiração para seguir trabalhando forte, evoluindo, para poder concretizar os meus sonhos e dar alegrias aos torcedores do Fluminense e da Seleção, assim como o Marcelo", disse o lateral e capitão do sub-20 tricolor, Jefté.
E não é o único. Outro com passagem pela seleção brasileira de base na posição, Esquerdinha é destaque do sub-16 e desponta como mais uma grande aposta para o futuro. E ter Marcelo mais próximo serve de inspiração.
"Ter o Marcelo aqui novamente é muito maneiro. Ele joga muito, não tem jeito. Ele voltar para o Fluminense nos inspira. Tenho certeza de que muitos Moleques de Xerém vão querer se tornar ídolos aqui no clube para poder ter este reconhecimento que o Marcelo tem. Isso alimenta meu sonho de conquistar títulos pelo clube", afirmou Esquerdinha.
Aos 34 anos, Marcelo retorna ao Fluminense após ser vendido ao Real Madrid em 2006. O lateral rescindiu contrato com o Olympiacos, da Grécia, e se apresentará ao Tricolor nas próximas semanas, após concluir os trâmites de sua mudança.