Renato Gaúcho comanda treino do Fluminense no CT Carlos CastilhoMarcelo Gonçalves/Fluminense FC

Rio - Renato Gaúcho estreia à frente do Fluminense no jogo contra o Red Bull Bragantino, neste domingo (6), a partir das 16h, no Maracanã. Em sua sétima passagem pelo Tricolor, Portaluppi precisará acertar a zaga, fazer o time mostrar um futebol ofensivo e evitar o drama do Brasileirão passado.

Zaga

O capitão Thiago Silva é titular absoluto da posição, mas as outras opções para fazer dupla de zaga ainda não passaram confiança em 2025. Nos últimos dois jogos, contra Fortaleza e Once Caldas, Freytes foi o titular, mas não teve boas atuações.
Nas partidas da decisão do Campeonato Carioca 2025, diante do Flamengo, Ignácio fez dupla com Thiago, mas também não correspondeu. Na partida de ida, falhou duas vezes no lance do primeiro gol do Rubro-Negro.
Outras possibilidades são Manoel e Thiago Santos, que foram utilizados em apenas três e quatro jogos, respectivamente.

Estilo de jogo

Na entrevista coletiva de apresentação, na última sexta-feira (4), Renato prometeu ao torcedor que o time mostrará um futebol ofensivo. A ideia é compatível com o desejo do elenco. O grupo ficou incomodado com o jeito mais defensivo Mano Menezes, antecessor de Portaluppi.
"Acima de tudo, e o que procurei passar para o grupo, são duas coisas fundamentais: alegria de jogar e coragem. Isso o torcedor pode ficar tranquilo. O Fluminense, enquanto eu estiver aqui, vai jogar como time grande, para dentro e para vencer os jogos. Sempre com cuidado defensivo, independentemente do adversário", avisou.

Drama no último Brasileirão

Outra missão do treinador é fazer com que o Fluminense não viva um drama, como no último Brasileirão. O Tricolor chegou a ocupar a lanterna no campeonato passado e só escapou do rebaixamento na última rodada.