Renato Gaúcho concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (20), nos Estados UnidosMarcelo Gonçalves / Fluminense FC
Renato Gaúcho despista sobre titularidade de Cano no Fluminense: 'Está à disposição'
Ganso, porém, 'tem grandes chances' de figurar entre os 11 iniciais contra o Ulsan HD, da Coreia do Sul, neste sábado (21)
Estados Unidos - Técnico do Fluminense, Renato Gaúcho despistou sobre o time titular que enfrentará o Ulsan HD, da Coreia do Sul, neste sábado (21), às 19h (de Brasília), no Mundial de Clubes. O comandante reforçou que Cano "está à disposição", mas não quis garantir que o centroavante começará no duelo. Por outro lado, deu indícios de que Ganso estará entre os 11 iniciais.
"Está à disposição (risos). Ele está bem fisicamente, está 100%, mas vou dizer que está à disposição. Temos um plano A e um B. Depende do adversário, do que queremos e precisamos. Quem tem um plano só, não tem nenhum. Qual vamos colocar em campo amanhã? Aí vocês vão descobrir na hora do jogo. Importante é que eles estão preparados para qualquer um deles. Importante não é o plano, é o foco no objetivo para conseguirmos a classificação para a próxima fase", afirmou o treinador em entrevista coletiva.
"O Ganso acrescenta bastante e é um dos líderes do elenco. Ele entende as situações que não começa jogando. Tem grandes chances de começar o jogo de amanhã. É um jogador diferenciado e é esse tipo de conversa que eu tenho com ele. Tem jogos e jogos para ele. Importante é que quem entrar em campo amanhã sabe da responsabilidade", destacou.
O Tricolor busca sua primeira vitória no torneio internacional. Na estreia, teve boa atuação e dominou o Borussia Dortmund, mas ficou no 0 a 0 e somou um ponto. O líder do Grupo F é o Mamelodi Sundows, da África do Sul, que venceu a equipe sul-coreana na primeira rodada.
. Projeção do jogo: "Nós estudamos bastante o adversário, o Ulsan. Na verdade eu não falo que nós estudamos o Borussia. Eu acho que independente de conhecer bem o adversário ou não - e como eu falei, nós estudamos sim - é um jogo importante, é um jogo difícil, onde as duas equipes têm chance de conseguir a classificação. Então sabemos que vai ser um jogo chato, um jogo que tem que ter a tranquilidade. O objetivo do adversário é o mesmo do Fluminense".
. Mentalidade: "Sabemos que fizemos uma estreia muito boa, mas nada adianta se não conseguirmos o resultado que nos interessa (contra o Ulsan HD) para continuarmos sonhando com a classificação. Sabemos que vamos encontrar dificuldades. O adversário também tem chance de conseguir a classificação".
"Vamos jogar respeitando, como respeitamos qualquer adversário, mas vamos jogar para ganhar. Vamos buscar o resultado que nos interessa, que é a vitória, para ver o que precisaremos, sim, na última rodada".
. Desempenho dos brasileiros: "Não é a força do futebol brasileiro, mas temos que valorizar o que o Abel vem fazendo no Palmeiras, o que o Filipe faz no Flamengo, e o que o Renato faz no Botafogo. Se vem para cá e perde, 'ah, o futebol brasileiro não pode medir forças com o europeu', mas se vem para cá e ganha, 'os europeus estão voltando de férias'. Isso não existe no futebol. Quando o futebol europeu pega os clubes brasileiros com 70 partidas no Mundial, ninguém dá essa desculpa de que o brasileiro está cansado. Quando começamos a ganhar, vem esse discurso. Concordo que o futebol brasileiro vem fazendo uma grande Copa do Mundo, se superando, enfrentando adversários poderosos dentro de campo e conseguindo resultados".
"Isso mostra que nem sempre só o dinheiro ganha as partidas. Não dá para brigar com eles na parte financeira, mas o futebol é decidido dentro de campo. O povo brasileiro tem que estar se sentindo muito orgulhoso do que os times estão fazendo nesta Copa do Mundo. Quando muita gente acreditava que isso não iria acontecer, está acontecendo. Onde vão chegar, não se sabe. No momento, os quatro estão de parabéns".
. Erick Farias: "O Erick eu conheço muito bem. Jogou no mesmo estado de um time que eu treinava, o Juventude. Sabemos que ele vai dar muito trabalho. O Ulsan tem um time experiente. Nosso time mescla experiência com juventude. Tenho certeza de que o Erick passou a forma como ele conhece o grupo do Fluminense. Tenho certeza de que vai ser um bom jogo, porque as duas equipes precisam da vitória".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.