Thiago Silva tem sido um dos destaques do Fluminense no Mundial de ClubesMarcelo Gonçalves / Fluminense FC
Desempenho defensivo do Fluminense impressiona no Mundial de Clubes
Tricolor não foi vazado em três dos quatro jogos disputados
Rio - O desempenho defensivo do Fluminense tem sido um dos destaques do Mundial de Clubes. O Tricolor teve mais uma atuação defensiva sólida contra um time europeu, venceu a Inter de Milão por 2 a 0 e foi às quartas de final. Foi a terceira vez em quatro jogos em que a defesa da equipe comandada por Renato Gaúcho não foi vazada na competição.
O grande destaque defensivo contra a Inter de Milão foi Ignácio — que foi o melhor em campo no empate sem gols com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, na fase de grupos. O zagueiro foi o líder de ações defensivas na partida (17) e em duelos ganhos (10), além de também liderar em cortes (8), interceptações (3) e desarmes (6), de acordo com o "SofaScore".
A atuação de Thiago Silva também impressionou. O zagueiro, de 40 anos, já tinha sido um dos destaques do empate sem gols com o Borussia Dortmund, da Alemanha, e voltou a brilhar diante da Inter de Milão. O camisa 3 venceu todos os duelos no chão (3) e foi o segundo jogador com mais ações defensivas (13), atrás de Ignácio, além de também contribuir com oito cortes.
Já no meio-campo, Facundo Bernal foi um verdadeiro líder nas ações defensivas. O volante uruguaio, que voltou a jogar no Mundial de Clubes após se recuperar de uma lesão muscular, colocou uma dúvida na cabeça de Renato Gaúcho na disputa com Hércules, Nonato e Martinelli. Ele foi o líder em interceptações (3), fez três desarmes e venceu quatro de seis duelos pelo chão.
Foi a décima vez em 21 jogos sob o comando de Renato Gaúcho em que o Fluminense não sofreu gols. Desde que o treinador assumiu o lugar de Mano Menezes, são 13 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas, com 72% de aproveitamento. O Tricolor é o time com mais jogos sem ser vazado no Mundial de Clubes, empatado com Palmeiras e PSG.
O Fluminense volta a campo na próxima sexta-feira (4), às 16h (de Brasília), contra o Al Hilal, da Arábia Saudita, em Orlando, na Florida, pelas quartas de final. O time saudita venceu o Manchester City, da Inglaterra, por 4 a 3, e será o adversário do Tricolor na próxima fase. Já do outro lado da chave, Palmeiras e Chelsea, da Inglaterra, se enfrentam no mesmo dia, às 22h, na Filadélfia.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.