Encontro reuniu diversos discípulos do GM Osvaldo Alves(Foto: Dai Bueno)
Entre os presentes estiveram o faixa-preta Elvys Damasceno, atual presidente da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu (FJJAM) - criada por Osvaldo -, e o faixa-coral e ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Amigo pessoal, além de aluno de Osvaldo Alves, o ministro Luiz Fux relatou um misto de alegria e saudade nos seus sentimentos, além de reforçar a importância do GM para o desenvolvimento da arte suave ao redor do Brasil.
"É uma sensação de alegria e saudade. De alegria pela reinauguração desse centro de treinamento tão tradicional, e saudade porque o Osvaldo nos deixou a pouco tempo, mas também deixou um legado de dignidade, ética e disciplina que cada aluno dele carrega", exaltou ele, que continuou:
"O Osvaldo tinha uma filosofia muito importante, no sentido de que não adiantava você ter conhecimento sem compartilhar, então ele foi percorrendo o interior do Brasil, diversas cidades, ensinando o Jiu-Jitsu de forma solidária. Sem dúvida, um ícone do nosso país".
Natural de Manaus, capital do Amazonas, Elvys compartilhou a emoção de retornar ao Rio de Janeiro para a reinauguração do CT Osvaldo Alves: "É uma honra estar aqui, vim para representar o Amazonas, a federação que o mestre tanto trabalhou, construiu, além dos campões que ele ajudou a formar no nosso estado", disse Elvys, antes de encerrar:
"O mestre iniciou aqui (nessa academia), depois levou para o Amazonas essa arte milenar, maravilhosa, que ele passou com tanto amor e carinho, então a gente tinha que vir prestigiar esse evento. O legado do Osvaldo Alves vai viver para sempre", afirmou Elvys, companheiro de longa data do Grande Mestre.
Agora reformado e reinaugurado, o CT Osvaldo Alves Rio está localizado na Rua Ministro Viveiros de Castro, número 51, sala 204, no bairro de Copacabana.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.