Ciryl Gane derrotou Serghei Spivac por nocaute na luta principal do UFC Paris(Foto: Divulgação/UFC)

A torcida francesa fez a festa e lotou a Accor Arena, em Paris, na França, e teve motivos de sobra para comemorar no UFC Paris, realizado neste sábado (2). Na luta principal do card, o lutador da casa, Ciryl Gane, teve uma atuação dominante e derrotou o moldavo Serghei Spivac por nocaute técnico no segundo round. No co-main event da edição, a também francesa Manon Fiorot controlou as ações durante os três rounds e superou a ex-campeã Rose Namajunas na decisão unânime dos jurados, se aproximando de uma disputa de cinturão na categoria peso-mosca feminino.
O card do UFC Paris ainda contou com dois brasileiros em ação, mas o aproveitamento final foi ruim. No card principal, o peso-leve Thiago Moisés foi nocauteado pelo francês Benoit Saint-Denis no segundo round, em combate marcado por muita trocação de ambos os lados. No card preliminar, o peso-galo Kleydson Rodrigues mal teve tempo de mostrar suas habilidades e foi finalizado pelo afegão Farid Basharat ainda no primeiro assalto.
Ciryl Gane faz a festa da torcida francesa e nocauteia Spivac
Na luta principal do UFC Paris, Ciryl Gane e Serghei Spivac tiveram um início de combate estudado. O lutador da Moldávia buscou a queda, que foi bem defendida pelo francês, mantendo a luta em pé. Com muita tranquilidade em suas ações, Gane conectou golpes limpos na média distância e, com boas combinações, levou a melhor no primeiro round. O segundo round indicou o mesmo roteiro, e de forma bem cadenciada, Ciryl Gane trabalhou de forma bem eficaz sequências de jabs e diretos, além de boas joelhadas.
Sentindo o bom momento, Ciryl Gane aumentou o ritmo dos seus golpes, partiu para cima de Serghei Spivac e, após uma sequência de fortes golpes, conseguiu o nocaute na reta final do segundo assalto, após intervenção do árbitro central. Dessa forma, o francês se recupera da derrota para Jon Jones em disputa de cinturão e volta a sonhar com um title shot futuramente. Spivac, por sua vez, vinha de três triunfos em sequência e agora “estaciona” no Top 10 dos pesados.
Manon Fiorot supera Rose Namajunas e se aproxima do title shot
Responsáveis pela luta co-principal do UFC Paris, Rose Namajunas e Manon Fiorot fizeram um duelo bastante disputado e baseado, quase que em sua totalidade, na trocação. Com mais experiência na categoria peso-mosca – Namajunas fez sua estreia na divisão -, a francesa controlou as ações e, no fim, derrotou a ex-campeã peso-palha na decisão unânime dos jurados.
Diante do importante triunfo, Manon Fiorot segue invicta no Ultimate, agora com seis triunfos, e se aproxima de vez de uma chance para disputar o cinturão peso-mosca, atualmente em posse da mexicana Alexa Grasso. Por outro lado, Rose Namajunas, que vinha de derrota em disputa de cinturão peso-palha contra Carla Esparza, amarga novo resultado na companhia.
Thiago Moisés mostra resistência, mas é nocauteado por francês
O duelo entre Thiago Moisés e Benoit Saint-Denis, no card principal do UFC Paris, começou animado na trocação, com ambos conectando chutes, sendo que dois deles, em sequência, pegaram na parte genital do brasileiro. Na sequência, ambos foram para a trocação franca, com superioridade por parte do francês, que disparou fortes golpes na média distância e ainda conseguiu uma queda sobre Thiago. Nos últimos segundos, ambos voltaram a ficar em pé e protagonizaram uma trocação insana, levando os torcedores ao delírio.
Benoit Saint-Denis iniciou o segundo round pressionando Thiago Moisés contra a grade, onde aplicou algumas joelhadas. O brasileiro respondeu logo depois, com uma queda sobre o francês, que por sua vez, levantou rapidamente. Bastante ensanguentado, Thiago continuou recebendo cotoveladas e voltou a ser derrubado. No solo, o paulista recebeu uma série de golpes no ground and pound e, nos segundos finais da parcial, acabou sendo nocauteado após interrupção do árbitro central.
Com o resultado no UFC Paris, Benoit Saint-Denis emplacou sua quarta vitória consecutiva na organização e fica cada vez mais em alta na categoria peso-leve. O brasileiro Thiago Moisés, por sua vez, vinha de dois triunfos em sequência e voltará a descer alguns “degraus” na divisão.
Brasileiro Kleydson Rodrigues é finalizado ainda no primeiro round
Primeiro brasileiro a entrar em ação no card do UFC Paris, Kleydson Rodrigues iniciou o combate conectando bons chutes sobre Farid Basharat, que por sua vez, buscou a luta agarrada e levou o duelo para o solo. Por cima, o lutador do Afeganistão não demorou para conseguir a montada, mas viu Kleydson “explodir” e sair da posição, colocando a luta em pé novamente. Basharat, no entanto, voltou a tomar o controle da luta e derrubou mais uma vez o amapaense.
Novamente por cima, Basharat mostrou bastante tranquilidade, estabilizou mais uma vez a posição de montada e, mostrando muita técnica, conseguiu a transição para o katagatame, forçando os três tapinhas do brasileiro no fim do primeiro round. Com a vitória, Basharad segue invicto no MMA, agora com 11 vitórias, sendo duas pelo Ultimate, enquanto Kleydson Rodrigues (8v-3d) amarga sua segunda derrota nas últimas três lutas pela organização.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC Paris
Accor Arena, em Paris, na França
Sábado, 02 de setembro de 2023
Card principal
Ciryl Gane derrotou Serghei Spivac por nocaute técnico no 2R
Manon Fiorot derrotou Rose Namajunas por decisão unânime dos jurados
Benoit Saint-Denis derrotou Thiago Moisés por nocaute técnico no 2R
Volkan Oezdemir finalizou Bogdan Guskov com um mata-leão no 1R
William Gomis derrotou Yanis Ghemmouri por nocaute técnico no 3R
Morgan Charriere derrotou Manolo Zecchini por nocaute no 1R
Card preliminar
Taylor Lapilus derrotou Caolan Loughran por decisão unânime dos jurados
Ange Loosa derrotou Rhys McKee por decisão unâmime dos jurados
Nora Cornolle derrotou Joselyne Edwards por decisão unânime dos jurados
Farid Basharat finalizou Kleydson Rodrigues com um katagatame no 1R
Jacqueline Cavalcanti derrotou Zarah Fairn por decisão unânime dos jurados