Luta entre Edson Barboza e Sodiq Yusuff foi escolhida como a melhor do evento (Foto: Reprodução)

O brasileiro Edson Barboza brilhou na luta principal do UFC Vegas 81, que aconteceu neste sábado (14), em Las Vegas (EUA) ao vencer de virada Sodiq Yusuff na decisão unânime dos jurados. Depois de um início de luta a todo vapor, Barboza sentiu os fortes golpes no nigeriano e quase foi nocauteado ainda no primeiro round mas "sobreviveu" a investida de Sodiq e se manteve na luta. Recuperado e com uma boa estratégia, o brasileiro mesmo bastante machucado e cansado, tomou a iniciativa da luta e dominou o combate até sair com a vitória.

No co-main event, Viviane Araujo superou Jennifer Maia também por decisão unânime dos jurados, em duelo brasileiro no peso-mosca. Estreante na categoria dos pesos-médios, Michel Pereira nocauteou Andre Petroski no primeiro round. Completando a participação do "Esquadrão Brasileiro" no UFC Vegas 81, Tainara Lisboa derrotou Ravena Oliveira por decisão unânime, em outros confronto entre brasileiras, sendo este no peso-galo.

Em reviravolta do ano, Edson Barboza supera sensação nigeriana

Aos 37 anos de idade, sendo 13 deles dedicados ao UFC, Edson Barboza provou mais uma vez que é um dos lutadores mais "casca-grossa" da organização. O brasileiro sofreu, mas derrotou o nigeriano Sodiq Yusuff, que havia perdido apenas uma vez no Ultimate em sete lutas. A luta começou de forma frenética desde os primeiros segundos de luta . Edson tentou uma joelha voadora mas não acertou o rival que respondeu com dois cruzados. Após isso, o brasileiro atacou com um chute no corpo, e sofreu um cruzado de direita foi ao chão.

O nigeriano partiu com tudo para finalizar a luta. Edson parecia nocauteado em pé, mas tentava se fechar e atacar o rival. Parecia questão de tempo para Sodiq liquidar o duelo. Mesmo bastante machado Edson tentava resistir mas foi derrubado e começou a sofrer com as cotoveladas no nigeriano. Barboza tentou uma chave de perna, mas não conseguiu encaixar o golpe, mas conseguiu sobreviver ao round.

Bastante cansado e machucado, Edson tomou as iniciativas da luta e conseguiu conectar um direto de direita que fez o rival sentir. Melhor no round, o brasileiro seguiu caminhando e golpeando até o fim do round. O terceiro round seguiu aberto, com Edson seguindo golpeando forte e tentando pressionar o rival na grade. O brasileiro acertou um chute rodado no corpo e seguia melhor. Perto do fim do round, Barboza acertou um chute na cabeça de Sodiq, que foi ao chão, o brasileiro partiu pra com tudo pra cima do rival que resistiu.

O quarto assalto seguiu frenético. O brasileiro seguia a todo momento caminhando a frente e desferindo os melhores ataques. Yusuff respondia com muita precisão, mantendo a luta aberta. Edson seguiu controlando as ações até o fim do round. Edson manteve o ritmo no round decisivo sem dar espaço ao rival controlando as ações da luta. Antes do soar do congo, o brasileiro conseguiu duas quedas no adversário para garantir sua vitória, chegando a segunda seguida no UFC. Já Sodiq viu a um sequência de duas vitórias seguidas acabar.

Vivi Araújo derrota Jennifer Maia e volta a vencer no UFC

No co-main event, em duelo brasileiro no peso-mosca, Vivi Araújo superou Jennifer Maia em combate equilibrado. A luta começou com Vivi atacando o um jab, usando sua envergadura maior. A luta seguiu com muito estudo, e Viviane seguia tocando mais Jennifer, que tentou uma queda que foi rechaçada. Perto do fim do round Araújo pressionou a rival na grade até o fim da primeira parcial

O segundo round iniciou com Viviane derrubando Maia, que se defendeu e conseguiu levantar, Maia se defendia bem mas Viviane manteve a posição até o fim do round. O round decisivo começou com Jennifer chutando alto e defendendo uma tentativa de queda da rival. Vivi parecia mais cansada e os golpes de Maia passaram a entrar mais, conseguindo derrubar a rival, buscando as costas tentando um brecha para finalizar a rival mas sem sucesso. Com o resultado, Vivi voltou a vencer após duas lutas, enquanto Jennifer teve uma sequência de duas vitórias interrompidas.
Vivi Araújo superou Jennifer Maia no co-main event do UFC Vegas 81 -  (Foto: Reprodução)
Vivi Araújo superou Jennifer Maia no co-main event do UFC Vegas 81 (Foto: Reprodução)

Michel Pereira estreia com grande vitória nos médios

A estreia de Michel Pereira na categoria dos médios não podia ter sido melhor. O "Paraense Voador" enfrentou o americano Andre Petroski no card principal do UFC Vegas 81, neste sábado (14) e atropelou o rival em 1:06 de luta, vencendo por nocaute técnico. Depois de quase um minuto de muito estudo, Michel começou atacando com um chute frontal que ficou na guarda de Petroski. Esse foi apenas o ensaio, pois já no golpe seguinte, o brasileiro conectou um direto de direita que levou o rival ao chão, que precisou apenas de mais alguns golpes para confirmar a vitória sem sofrer um golpe sequer.

Com o resultado Michel Pereira chegou a seis vitórias seguidas na organização. O brasileiro tinha luta agendada para enfrentar Stephen Thompson no UFC 291 em julho, mas não conseguir bater o peso da categoria dos meio-médios e a luta foi cancelada. O "Paraense Voador" tem agora 42 lutas na carreira, com 29 vitórias, 11 derrotas e duas lutas sem resultado.

Tainara Lisboa supera Ravena Oliveira em mais um duelo brasileiro

Tainara iniciou o duelo conectando um direto de direta limpo em Ravena. A paulista controlava melhor a distância e buscou o clinche tentando uma joelhada. Em seguida Lisboa tentou pressionara baiana, que se defendeu bem e conseguiu a derrubar Tainara, que rapidamente se levantou e antes do fim do round, devolveu a queda em Ravena.

No segundo assaltou Tainara conseguiu rapidamente uma queda e com um controle absoluto no chão não deu espaços a rival. A baiana esboçou tentativa de chave e calcanhar que não avançou. No round decisivo, Ravena partiu com tudo pra cima de Tainara e conseguiu bons golpes e derrubou Tainara e controlou o jogo até 30 segundos do fim do round, mas Lisboa conseguiu se desvencilhar e ainda conseguiu uma queda antes da luta ser encerrada. Essa foi a segunda vitória em duas lutas de Tainara no UFC, enquanto Ravena estreou na organização com derrota.

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC Vegas 81
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 14 de outubro de 2023

Card principal
Edson Barboza derrotou Sodiq Yusuff por decisão unânime dos jurados
Viviane Araújo derrotou Jennifer Maia por decisão unânime dos jurados
Jonathan Martinez derrotou Adrian Yanez por nocaute técnico no R1
Michel Pereira derrotou Andre Petroski por nocaute técnico no R1
Christian Rodriguez derrotou Cameron Saaiman por nocaute técnico no R1

Card preliminar
Darren Elkins finalizou TJ Brown com um mata-leão no R3
Tainara Lisboa derrotou Ravena Oliveira por decisão unânime dos jurados
Terrance McKinney derrotou Brendon Marotte por nocaute técnico no R1
Melissa Dixon derrotou Irina Alekseeva por decisão unânime dos jurados
Chris Gutierrez derrotou Alateng Heili por decisão unânime dos jurados
Emily Ducote derrotou Ashley Yoder por decisão unânime dos jurados