Rio - A data do evento-teste do basquete para a Olimpíada do Rio está definida. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou, nesta terça-feira, que um torneio internacional servirá de preparação para os Jogos Olímpicos. A competição será entre os dias 15 e 17 de janeiro, na Arena de Basquete no Parque Olímpico da Barra, Zona Oeste do Rio. Além da Seleção feminina, Austrália, Argentina e Venezuela vão disputar o torneio.

A Austrália, campeã do Pré-Olímpico da Oceania, está confirmada na Olimpíada do Rio. Argentina e Venezuela vão disputar o Pré-Olímpico Mundial, em junho de 2016 - o torneio definirá as últimas cinco vagas para os Jogos.
"O evento-teste é uma etapa de treinamento extra para as jogadoras no ano olímpico. Com isso, as atletas vão realizar pelo menos três jogos internacionais na competição, mais dois jogos amistosos com essas seleções antes do evento-teste. O objetivo é incluir essa etapa no planejamento para a preparação olímpica. A comissão técnica irá observar e dar rodagem para essas meninas já visando aos Jogos Olímpicos no mês de agosto", declarou Vanderlei Mazzuchini, diretor-técnico da CBB, ao site oficial da entidade.
A convocação para o torneio internacional será feita na segunda quinzena de dezembro. O técnico Luiz Augusto Zanon destaca a importância do evento-teste para a preparação do time para a Olimpíada. A Seleção vai treinar de 6 a 13 de janeiro para a competição.
"Vamos encarar o evento-teste como uma preparação real para os Jogos do Rio. O objetivo é convocar as 12 jogadoras que estiverem nas melhores condições possíveis para o período de treinamento. Vou observar e acompanhar pessoalmente os jogos da Liga Feminina para ver como vão se sentir em quadra e estão fisicamente as possíveis selecionáveis. Vamos levar em consideração os destaques do momento e dar oportunidade as melhores para fazer o teste. Precisamos fazer uma boa apresentação em casa. Para os Jogos do Rio, as chances ainda estão abertas e todas vão ter a oportunidade de mostrar o seu valor. Esta não será uma convocação fechada, mas é um passo importante para vivenciar a Olimpíada", afirmou.
Sete seleções já estão garantidas no basquete feminino na Olimpíada: Brasil (sede); Estados Unidos (campeão mundial 2014); Sérvia (campeã europeia); Senegal (campeã da África); Canadá (campeã da Copa América); Austrália (campeã da Oceania) e Japão (campeão da Ásia).