Rússia - A Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou nesta terça-feira a suspensão, com efeito imediato, do laboratório antidoping de Moscou, após recomendação feita em relatório de comissão independente divulgado na véspera. De acordo com comunicado emitido pelo órgão, a medida proíbe que a instalação realize qualquer atividade relacionada com exames antidoping da Wada, inclusive análises e sangue e urina. O laboratório tem 21 dias para recorrer junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Enquanto perdurar a suspensão, todas as amostras que deveriam ser analisadas no local serão transportadas imediatamente, de forma segura e mediante rede de custódia, a um laboratório alternativo, credenciado pela Wada. A punição, de acordo com a entidade mundial antidoping, está respaldada pelo regulamento que define os padrões de laboratórios, com objetivo de proteger o interesse do combate ao doping.
Além disso, a Wada anunciou que será criado um Comitê Disciplinar para revisar o caso envolvendo a Rússia, de acordo com as normas de procedimento adotadas pelo Comitê Executivo da entidade. Este grupo será definido por devolver ou não o credenciamento ao laboratório de Moscou.
Nesta segunda-feira, uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping divulgou relatório que pediu também a suspensão da Federação Russa de Atletismo por práticas de doping, que envolveriam, inclusive, o conhecimento de autoridades governamentais.