Por pedro.logato
Rio - Bicampeão olímpico e pentacampeão mundial, o chinês Lin Dan foi bem no primeiro dia do II Yonex Brasil Open, competição válida como evento-teste do badminton para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta terça-feira, ele não teve dificuldade para vencer o brasileiro Igor Ibrahim, pelo Grupo A, por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-5. O chinês ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, enquanto Igor é o 921º. Nesta quarta-feira, o bicampeão vai enfrentar o eslovaco Matej Hlinican (168º), às 12h30.
Lin Dan não teve dificuldade para derrotar o brasileiro Igor IbrahimPedro Martins/BWF

"É muito interessante poder participar deste evento, nesta instalação. Estamos próximos dos Jogos Olímpicos. Essa é uma viagem especial porque nunca tinha jogado aqui e é bom para conhecer o local", afirmou Lin Dan.

Número 1 do Brasil, Ygor Coelho, que está em 72º no geral, Ygor Coelho derrotou o eslovaco Jarolim Vicen (130º), por 2 sets a 1, parciais de 19-21, 21-18 e 21-14, depois, contou com a desistência do jamaicano Gareth Henry (229º). O brasileiro, de 19 anos, ficou feliz com a oportunidade de encontra Lin no dia do seu aniversário.

"Fiquei nervoso por ser um evento-teste, com toda a minha família presente. Mas estou feliz por jogar em casa, ter ganhado e conhecido o Lin Dan. Foi meu presente de aniversário. Quero jogar muito bem este torneio. Há três anos não comemorava meu aniversário no Rio", afirmou o brasileiro.
Publicidade
Na chave feminina, Rong Schafer (36ª) dos Estados Unidos venceu fácil a brasileira Paloma da Silva (335ª), pelo Grupo A, por 2 sets a 0, parciais de 21-4 e 21-6. Número um do Brasil, Lohaynny Vicente (63ª) também começou bem sua caminhada na competição, vencendo a indiana Lalita Dahiya (190º), por 2 sets a 0, parciais de 21-10 e 21-5.
Nas duplas femininas, as holandesas Eefje Muskens e Selena Piek, que estão na oitava posição no ranking mundial, derrotaram as brasileiras Lohaynny e Luana Vicente (44ª), pelo Grupo A, por 2 sets a 0, parciais de 21-11 e 21-13. Nas mistas, os alemães Michael Fuchs e Birgit Michels, atuais 14º colocados no ranking mundial venceram, pelo Grupo A, os brasileiros Igor Ibrahim e Paloma da Silva, por 2 sets a 0, parciais de 21-8 e 21-9.
Publicidade
O Secretário Geral da Federação Mundial de Badminton (BWF), Thomas Lund, falou sobre a realização da competição. "Faremos vários pequenos testes nos bastidores, testaremos como funciona a instalação. Até agora tivemos um bom feedback", disse o dirigente.