Mais Lidas

Rússia garante sua vaga no Rio-2016; França e Polônia ainda têm chances

Atuais campeões olímpicos surpreenderam os franceses e levaram a vaga; Poloneses bateram Alemanha e seguem vivos

Por edsel.britto

Berlim - Atuais campeões olímpicos, a Rússia não tomou conhecimento da ótima fase vivida pela França, que chegou à final do pré-olímpico de vôlei invicta, deixaram para trás as seguidas decepções que viveram neste ciclo, superaram as ausências de Muserskiy e Spiridonov e garantiram a vaga nas Olimpíadas do Rio: 3 a 1 (14/25, 25/16, 25/23 e 25/21). 

Até agora os classificados no masculino são: Brasil (país-sede); Estados Unidos (campeões da Copa do Mundo); Itália (vice-campeã da Copa do Mundo); Argentina (campeão do Pré-Olímpico da América do Sul); e Rússia (campeã do Pré-Olímpico da Europa). No feminino, a lista conta com Brasil (país-sede); China (campeã da Copa do Mundo); Sérvia (vice-campeã da Copa do Mundo); Rússia (campeã do Pré-Olímpico da Europa); e Estados Unidos (campeão da Norceca - Américas Central e do Norte). Outras sete vagas em cada um dos gêneros seguem abertas e serão preenchidas em torneios continentais e em qualificatórios mundiais.

Rússia conquista a vaga olímpica no Pré-Olímpico da EuropaDivulgação/CEV

"Eu gostaria de enfatizar que esse torneio foi muito mais difícil e competitivo do que o Campeonato Europeu, há três meses. É claro que estou muito feliz com o resultado e também por todos os jogadores que trabalharam duro por essa conquista", elogiou o técnico Vladimir Alekno.

Os franceses terão de brigar por um dos três últimos lugares ainda disponíveis durante o Pré-Olímpico Mundial, em junho. Quem também ganhou a segunda chance foi a Polônia. Campeã do mundo em 2014, a equipe saiu atrás na partida contra a Alemanha, mas não perdeu o foco e levou o confronto para o tie-break. No set desempate, chegou a estar dois pontos atrás no placar, mas reagiu e respirou aliviada quando Mateusz Mika passou pelo bloqueio e deu o ponto que manteve o time vivo na corrida olímpica: 3 a 2 (20/25, 25/22, 16/25, 28/26 e 16/14).

Após vencer a Alemanha%2C a Polônia mantém viva o sonho por uma vaga na Olimpíada no RioDivulgação/CEV


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia