Por pedro.logato

Rio - Fora do programa olímpico desde os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, o rúgbi volta nesta edição num formato diferente do tradicional. Será a modalidade conhecida como rúgbi de sete, disputado com menos da metade dos jogadores da versão original, mas com as dimensões do campo iguais.

As regras são simples. Duas equipes de sete atletas avançam pelo campo na tentativa de marcar pontos, passando uma bola oval de mão em mão, sempre para trás.

Rúgbi de sete faz estreia nos Jogos OlímpicosDivulgação

Há quatro formas de pontuar: O try (5 pontos) é marcado quando um jogador consegue apoiar com uma das mãos a bola no chão atrás da linha de gol adversária; [13]o tiro de conversão (2 pontos), sempre após o try, a equipe que marcou tem a possibilidade de chutar a gol, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária; o drop goal (3 pontos), quando um jogador chuta com a bola em movimento; e a penalidade (3 pontos), quando a equipe opta por tentar fazer um chute no local onde ocorreu a infração. São permitidas, no máximo, cinco substituições.

O campo nos Jogos Olímpicos terá 100 metros de comprimento e 70 de largura. A bola é de formato oval, de couro ou sintética. Seu comprimento varia de 28cm a 30cm, podendo pesar até 460 gramas.
Os jogos do torneio olímpico serão disputados em Deodoro. E os favoritos, tanto no masculino quanto no feminino, são os mesmos que dominam o esporte em todas as modalidades: Nova Zelândia, Austrália, Fiji, Argentina e Grã-Bretanha. O Brasil não tem chance de medalha.

Serão 12 seleções em cada gênero na disputa pelo ouro. País-sede, o Brasil está garantido no masculino e no feminino. O sul-africano Werner Kok, considerado o melhor do mundo nesta modalidade, já confirmou presença no Rio para a Olimpíada.

SEM CHANCE NO HÓQUEI

A exemplo do rúgbi, as chances do Brasil no torneio de hóquei são mínimas. A seleção brasileira disputará apenas o torneio masculino. As meninas não conseguiram classificação.

O torneio será disputado de 7 a 20 de agosto no Centro Olímpico, em Deodoro, com 24 seleções, 12 no masculino e 12 no feminino. O Brasil caiu num grupo forte, ao lado da Austrália, atual campeã mundial.

O esporte tem pouca tradição no Brasil, mas é disputado desde os Jogos Olímpicos de Londres, em 1908. É o único esporte coletivo que já viu países de todos os continentes conquistarem medalhas.

Você pode gostar