Por luis.araujo

Rio - A Vila Olímpica nem foi inaugurada oficialmente e já precisa encarar um enorme problema. A Austrália entrou no prédio reservado a ela neste domingo, o B23, e decidiu que lá não fica. Em duro comunicado publicado neste domingo em seu site, o Comitê Olímpico Australiano (AOC, na sigla em inglês) reclamou da infraestrutura do local e disse que nenhum atleta do país vai entrar na Vila.

Delegação brasileira de Hockey na grama foi a primeira a entrar na Vila OlímpicaErnesto Carriço / Agência O Dia

Pelos próximos três dias, eles ficarão alojados em outros locais. O chefe da Missão Austrália Kitty Chiller falou sobre os problemas encontrados nas instalações. "Por causa de uma variedade de problemas na Vila, incluindo gás, eletricidade e encanamento, eu decidi que nenhum membro do Time Australiano vai entrar no nosso prédio. Eu vou reavaliar a situação esta noite", disse, pelo comunicado, a Chefe da Missão Australiana, Kitty Chiller.

De acordo com a Austrália, os problemas incluem vasos sanitários quebrados, vazamentos em tubulações, fiação expostas, escadas escuras sem iluminação instalada e pisos sujos que "precisam de uma limpeza pesada". Ao longo da semana, funcionários da delegação trabalharam "por muitas horas" e não conseguiram sanar todos os problemas.

Na abertura da Vila Olímpica, o Prefeito Eduardo Paes comentou sobre as reclamações da delegação autraliana, "cutucou" a edição das Olimpíadas de Sidney e brincou sobre o que irá fazer para receber os australianos.

"É um dia para se comemorar. A Vila está linda, mais bonita que a de Sidney. Ajustes que tiverem pendentes serão feitos. O Brasil tem essa coisa de acolher bem. É natural que tenha algum ajuste a se fazer. Vamos fazer os autralianos se sentirem em casa. Estou quase botando um canguru aqui na frente pulando para eles." 

Força Nacional faz a segurança no entorno da Vila Olímpica Ernesto Carriço / Agência O Dia

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman, também comentou sobre a reclamação dos australianos e afirmou que a delegação brasileira já passou por problemas desse tipo em outras edições dos Jogos. 

"Foi feita toda uma verificação nos apartamentos. É natural quando começa a funcionar aparecer problemas. Todos os Jogos Olímpicos tiveram problemas com instalações de atletas. Tanto aqui na vila como em transporte nos queremos fazer o melhor. Iremos procurar solucionar todos os problemas. Estamos a 12 dias da abertura, temos que ter a consciência de resolver as questões no diálogo com as delegações." 

Nuzman ainda comentou sobre algumas delegações que custearam do próprio bolso reformas em apartamentos. "Cada delegação se quiser poder fazer os ajustes finais em suas instalações, estão livres. É uma questão de cada um, apesar de que estamos com todas as equipes trabalhando. O Brasil já passou por isso e preferiu ficar em hotéis até tudo ficar pronto."

Argumentando que é apenas uma "porta-voz" do Comitê Organizador, a prefeita de Vila Olímpica, a ex-jogadora de basquete Janeth concedeu entrevista à Rede Globo e, aparentando ainda não entender direito o que está acontecendo, disse que acredita que em dois dias tudo estará resolvido.

O prefeito do Rio Eduardo Paes%2C o presidente do COB Carlos Nuzman e a prefeita da Vila Olímpica a ex-atleta da seleção brasileira de basquete%2C Janete na inauguração da Vila Olímpica Ernesto Carriço/Agência O Dia

A Vila Olímpica abriu este domingo para a entrada de atletas e, segundo a Austrália, os problemas não estão apenas nos apartamentos. "Na área de operações, água cai do teto e cria enormes poças em tornos de cabos e fios".

Ao que parece, a postura da Austrália é só a ponta do iceberg. "Nós não estamos sozinhos. Nossos amigos da Grã-Bretanha, da Nova Zelândia e outras estão experimentando os mesmos problemas em suas acomodações", garantem os australianos.

No sábado à noite, eles fizeram um "teste de stress", ligando vasos sanitários e torneiras de todos os apartamentos ao mesmo tempo. "O sistema falhou", contaram. Água escorreu pela escada e um forte cheiro de gás entrou nos apartamentos.

‘Lamentamos o inconveniente’, diz Comitê Rio 2016

O Comitê Rio 2016, responsável pelo local, reconheceu que a Vila dos Atletas "precisa de ajustes" e lamentou “qualquer inconveniente”. Ainda de acordo com o comitê, eles estão trabalhando 24 horas para resolver todos os problemas encontrados pelas delegações que já chegaram ao local.

Em nota, o órgão reconheceu que alguns quartos precisavam de reparos. “Estamos realocando os atletas que estão chegando, e encontram seus apartamentos ainda com algum trabalho por fazer, para um prédio vazio que já esteja 100%”, diz o comunicado. Ainda de acordo com a entidade, o comitê está atento para que os reparos “não atrapalhem nem perturbem a rotina dos atletas, que já chegam para treinar para os Jogos Olímpicos” e agradece a compreensão dos Comitês Olímpicos Nacionais.

Colaborou Ana Carla Gomes e os estagiários Luís Araújo e Rafael Nascimento

Você pode gostar