Por gabriela.mattos

Rio - Enquanto mais de 600 trabalhadores contratados emergencialmente pelo Comitê Rio-2016 tratavam ontem de tentar resolver os problemas da Vila Olímpica, o prefeito Eduardo Paes e a delegação da Austrália davam declarações para apaziguar os ânimos. Após dizer que colocaria até um canguru na porta para os australianos se sentirem em casa, Paes declarou que os australianos estão “corretíssimos” e admitiu que o prédio do país “era o pior” da Vila. Em relação à polêmica declaração do canguru, ele justificou que “quis dizer que a gente queria dar um ambiente australiano.”

A chefe da missão australiana, Kitty Chiller, também baixou o tom do discurso. “Espero que os brasileiros não fiquem com imagem negativa da Austrália. Nossas reclamações não são contra o país, nem contra o povo. Foi em defesa dos atletas que as medidas foram tomadas”, afirmou. No domingo, Chiller disse que o prédio estava inabitável, sem segurança, devido vazamentos e problemas na eletricidade, e enviou todos os atletas que chegaram para hotéis na Barra. Ontem, ela afirmou que já houve melhoras no prédio e que a equipe deverá se mudar para o local amanhã. “Teve um fantástico progresso hoje. O trabalho que fizeram foi muito bom.”

Além da Austrália, que as delegações de Itália, Nova Zelândia e Argentina reclamaram das condições dos apartamentos entregues, mas não deixaram de se hospedar na Vila. Até ontem, cerca de 1.600 integrantes das delegações de 115 países já tinham entrado nos prédios. Ao todo, delegações de 206 países não ficar no local.

Trabalhadores contratados emergencialmente chegam à Vila dos Atletas para resolver problemas hidráulicos%2C elétricos e de limpeza dos prédiosEstefan Radovicz / Agência O Dia

O consórcio responsável pela construção da Vila Olímpica, o Ilha Pura, formado por Odebrecht e Carvalho Hosken, informou que é natural surgirem demandas de ajustes finais e que tudo estará pronto até quinta-feira. A prefeita da Vila Olímpica, a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain, afirmou que todos os trabalhos devem ser concluídos até quinta-feira. Segundo ela, os vazamentos já foram resolvidos.

“O que precisa agora é fechar os buracos que foram abertos”, explicou Janeth, que visitou os prédios ontem. A Vila Olímpica foi entregue ao Comitê Rio-2016 em 15 de junho. Questionada se o tempo não foi suficiente, ela explicou que “agora, que tem mais gente, é que acabam acontecendo esses problemas.”

12º suspeito é preso pela PF

Em ação com a PM do Mato Grosso, a Polícia Federal prendeu no domingo o 12º supeito procurado na Operação Hashtag, que pretende evitar ataques terroristas durante a Rio 2016. Leonid el Kadre de Melo, de 32 anos, estava foragido e foi capturado na cidade de Comodoro, em Mato Grosso. O suspeito foi localizado na cidade que fica a 656 km de Cuiabá. Leonid mora em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) e já cumpriu prisão por homicídio e roubos qualificados. Em seu perfil no Facebook, informa que é mecânico. Por meio de quebra de sigilo telefônico e de dados, a PF diz que detectou tentativa de organização do grupo para promoção de atos terroristas.

PRF terá 500 na escolta de autoridades

Na Olimpíada, a Polícia Rodoviária Federal terá a oportunidade de mostrar porque é considerada uma das melhores do mundo em escoltas de autoridades. Cerca de 500 motociclistas da corporação serão responsáveis, ao longo dos Jogos, pelo reforço na proteção especial de cerca de 90 chefes de estado.

PRF terá 500 motociclistas na escolta de autoridadesDivulgação / PRF

Entre as celebridades, das 45 que já confirmaram presença, conforme o Ministério das Relações Exteriores, e serão escoltadas pelos agentes, estarão o presidente da França, François Hollande, o da Argentina, Mauricio Macri, o Rei da Bélgica, Príncipe Philippe, e o presidente da Alemanha, Joachim Gauck. O presidente americano, Barack Obama, ainda não teria confirmado presença.

Policiais passaram por 172 horas de cursos, com técnicas de alto padrão internacional. A PRF é a única instituição de segurança pública no Brasil que atua dentro das normas da União Ciclística Internacional (UCI).

?Com reportagem de Francisco Edson Alves, Agência Brasil e Estadão Conteúdo

Você pode gostar