Por clarissa.sardenberg

Rio - O prefeito Eduardo Paes entregou a chave da cidade do Rio para a chefe de missão da Austrália, Kitty Chiller, no início da tarde desta quarta-feira, na Vila dos Atletas. A ação foi acompanhada de um pedido formal de desculpas do prefeito por sua ironia ao comentar que levaria um canguru para frente dos apartamentos dos australianos após ouvir as críticas da delegação a respeito da Vila Olímpica. No encontro, foi ele quem recebeu um canguru de pelúcia de presente da delegação. Apesar da "troca de farpas", o clima no local foi de descontração.

A delegação australiana registrou o momento em sua conta no Twitter. Relatando que o prefeito os recebeu "calorosamente", os australianos brincaram: "O momento que todos esperavam: 'Kitty recebe as chaves da cidade e Paes um canguru boxeador'".

Fotos: Paes e delegação australiana 'fazem as pazes' após troca de farpas

Paes ganhou canguru boxeador de delegação da Austrália após fazer brincadeira que 'gerou mal entendido'Severino Silva / Agência O Dia

"O time da Austrália teve toda razão de reclamar do prédio, as condições não estavam boas mesmo. E quando eu fiz a referência ao canguru é porque é uma referência, um talismã para eles, enfim, acho que não era o momento de estar fazendo brincadeira. Acabou gerando um mal entendido, mas tenho uma super alegria de estar recebendo todo mundo aqui no Rio", afirmou Paes.

Paes minimiza problemas em inauguração: 'Praticamente resolvido'

Brasília se preocupa com problemas da Vila Olímpica

Os australianos se instalaram na Vila Olímpica na noite desta terça-feira após deixarem o local alegando problemas estruturais no último domingo. Segundo o Rio 2016, os reparos pendentes no prédio foram finalizados na madrugada desta terça.

Prefeito e delegação australiana se encontram e 'fazem as pazes' após troca de farpas sobre condições da Vila OlímpicaFoto%3A Severino Silva / Agência O Dia

Na inauguração do Rio Media Center, na Cidade Nova, nesta quarta-feira, Paes aproveitou para minimizar os inúmeros problemas encontrados pelos atletas, de outras delegações além da Austrália, como Suécia e Itália, na Vila Olímpica. "Estão praticamente resolvidos", afirmou ele. Segundo o prefeito, o carioca "já vive o legado olímpico".

Polêmica 

O caso dos australianos foi o mais polêmico entre todos os de reclamações a respeito da Vila dos Atletas pela resposta do prefeito às suas queixas. Na ocasião, a chefe de missão da Austrália, Kitty Chiller, manifestou insatisfação, falando sobre apartamentos alagados, forte cheiro de gás e defeitos na parte elétrica.

Após isso, o prefeito disse: "Estou quase botando um canguru na frente do prédio deles, para ficar pulando e eles se sentirem em casa". O caso virou piada e enfureceu o comitê australiano. 

Após saber disso, o  diretor de comunicação do comitê olímpico australiano, Mike Tancred, disparou: "Queremos encanadores e não cangurus para dar conta dos vários lagos que encontramos nos apartamentos".

Você pode gostar