Por luis.araujo

Rio - A China abriu as disputas dos saltos ornamentais dos Jogos Rio 2016 com medalha de ouro e marca histórica. A vitória das asiáticas aconteceu com Wu Minxia e Tignmao Chi, na prova do trampolim de 3m sincronizado, neste domingo, primeiro dia de competições do esporte no Centro Aquático Maria Lenk.

Além do ouro, Minxia levou para casa também uma marca histórica. Vencedora da mesma prova em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, a saltadora de 30 anos tornou-se a primeira tetracampeã Olímpica da história do esporte. A veterana tem ainda um ouro, uma prata e um bronze na prova individual do trampolim de 3m e é a maior medalhista do esporte nos Jogos.

Juliana Veloso e Tammy Takagi durante o Trampolim Sincronizado 3 MetrosAlexandre Loureiro/Exemplus/COB

A dupla chinesa venceu a prova com relativa vantagem sobre as adversárias – as asiáticas marcaram 345.60 pontos, contra 313.83 das italianas Tania Cagnotto e Francesca Dallape’, que ficaram com a prata, e 299.13 das australianas Maddison Keeney e Anabelle Smith que levaram o bronze.

A dupla brasileira, formada por Tammy Takagi e Juliana Veloso, ficou em oitavo lugar. Nesta segunda, a programação dos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos terá a prova da plataforma 10m sincronizada masculina, que começa às 16h.

Você pode gostar