O segundo dia de competições de judô, na Rio 2016, foi novamente frustrante para o Brasil. Na tarde deste domingo, Erika Miranda perdeu no goden score para a japonesa Misato Nakamura, por um yuko, na final da repescagem por uma das medalhas de bronze na categoria meio-leve (até 52 quilos). Em casa, o País segue sem premiação na modalidade em que mais conquisrou medalhas em Olimpíadas (19). Na próxima segunda-feira, Rafaela Silva (até 57 quilos) e Alex Pombo (até 73 quilos) lutarão pelas categorias leve feminino e leve masculino, respectivamente.

A derrota de Erika, somada à eliminação de Charles Chibana ainda na primeira luta do meio-leve masculino (até 66 quilos), de manhã, faz o Brasil repetir o desempenho do último sábado, quando Sarah Menezes, na categoria ligeiro feminino (até 48 quilos), e Felipe Kitadai, na categoria ligeiro masculino (até 60 quilos), também saíram de mãos abanando.
LEIA MAIS: Notícias, programação e quadro de medalhas da Olimpíada do Rio
Após o empate por uma punição leve (shido) para cada lado, a luta foi para o tempo de desempate. Aí, o equilíbrio ficou para trás e Erika teve de se defender em excesso. Em dois momentos, a brasileira teve de saber cair para não perder. Em outros dois, foi preciso forçar as pernas para não cair.
Quando já passava de dois minutos, no goden score, Erika tentou o ippon, mas o contragolpe de Nakamura fez a brasileira cair de lado, decretando a pontuação mínima que fez o Brasil lamentar novamente.