Rio - O México parecia ser o adversário mais fácil no caminho do Brasil rumo ao reencontro com o ouro olímpico, mas acabou surpreendendo a todos neste domingo, no Maracanãzinho. A seleção masculina não teve um início de confronto tranquilo, mas conseguiu se superar e venceu por 3 sets a 1 (23/25, 25/19, 25/14 e 25/18), na estreia da Rio-2016. A equipe de Bernardinho levou um susto no primeiro set, e acabou sendo derrotada pelos mexicanos. Após uma segunda parcial equilibrada, os brasileiros conseguiram, enfim, entrar no jogo, mostrar sua superioridade e, embalados pela torcida, ditaram o ritmo do jogo. A seleção volta a jogar na terça-feira, às 22h35, contra o Canadá.
Quem achava que o confronto contra o México seria fácil para a seleção, viu logo no primeiro set que não seria bem assim. Os mexicanos chegaram na estreia da Olimpíada com força total, literalmente, apostando nos saques potentes e ataques precisos. Com isso, passaram boa parte da primeira parcial na frente dos donos da casa - chegaram a abrir quatro pontos de vantagem. Do outro lado, o Brasil apostava na força de Lucarelli e na sintonia de Lucão e Bruninho para tentar se impor e virar o placar. Num fim de set disputado ponto a ponto, quem levou a melhor foram os mexicanos, que fecharam em 25 a 23.

O Brasil voltou mais ligado para o segundo set, mas o placar ainda era apertado - a diferença era que, desta vez, era o time de Bernadinho à frente. Mas não demorou muito para a seleção mostrar por que é uma das favoritas à medalha. À partir dos 18 pontos, os brasileiros entraram de vez no jogo, com o apoio da torcida - que entoava os gritos de 'olé' no Maracanãzinho. Com a melhora e o aumento da confiança dentro de quadra, não foi difícil para fechar o set em 25 a 19, deixando tudo igual na disputa.
O terceiro set mostrou a supremacia brasileira em quadra. Jogando junto com a torcida e apostando nos saques - arma que os próprios jogadores haviam destacado durante a Liga Mundial -, a seleção voltou à quadra sem dar muitos espaços para o México. A evolução foi vista no placar: o Brasil fechou a parcial em apenas 21 minutos, com placar de 25 a 14, e passou à frente, com total de 2 sets a 1.
Precisando de mais um set para fechar o jogo e estrear com vitória na Olimpíada em casa, o Brasil voltou à quadra ainda inspirado, mas teve novamente um confronto equilibrado. Com uma parcial mais equilibrada e sem muita vantagem no placar, a seleção conseguiu vencer mais uma vez. Contando com mais uma atuação inspirada de Lucarelli e Lucão, fechou em 25 a 18.