Por edsel.britto

Rio - A inédita medalha de ouro olímpica na categoria leve feminina (até 57 quilos) que Rafaela Silva conquistou nesta segunda-feira, fez a brasileira desabafar. Após a vitória sobre Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, numero 1 do ranking mundial desta faixa de peso, na Arena Carioca 2, a judoca da Cidade de Deus soltou o verbo contra os insultos racistas que recebeu de próprios brasileiros nas redes sociais, após ter sido desclassificada nas oitavas de final dos Jogos de Londres, em 2012, por um golpe ilegal na húngara Hedvig Karakas.

LEIA MAIS: Notícias, programação e quadro de medalhas da Olimpíada do Rio

"Eles falaram que lugar de macaco é na jaula e não na Olimpíada. Mas o meu ídolo é o Teddy Riner, que também é negro. Então, não tem por quê essas pessoas falarem isso. Eu não tenho um recado para esses caras (racistas), eu só tenho a medalha no meu peito", disse Rafaela, citando o francês que é o atual campeão olímpico e tem oito títulos mundiais da categoria acima de 100 quilos masculina, que competirá na Rio 2016 na sexta-feira.

Rafaela Silva calou os críticos e conquistou a medalha de ouro na categoria até 57kgMárcio Mercante / Agência O Dia

Rafaela também falou sobre a importância da conquista para a comunidade onde nasceu e foi criada, tão perto do Parque Olímpico: "É muito bom para as crianças (de lá) assistirem agora ao judô. Se eu puder ajudá-las com esse resultado, mostrar que uma criança que saiu da Cidade de Deus, que começou no judô por brincadeira e hoje é campeã olímpica, isso é inexplicável. Se elas têm um sonho, elas têm que acreditar, porque esse sonho pode se realizar", disse a campeã, que ainda destacou a importância da primeira medalha conquistada pela modalidade que mais rendeu pódios ao Brasil em Olimpíadas (agora são 20), na Rio 2016.

"A gente tem mais alguns dias de competição (até sexta-feira) e eu acho que a minha medalha abriu caminho para que venham outras nessa semana."

Nos dois primeiros dias de lutas, Sarah Menezes (até 48 quilos), Felipe Kitadai (até 60 quilos), Erika Miranda (até 52 quilos) e Charles Chibana (até 66 quilos) saíram sem medalhas. Na manhã desta segunda-feira, Alex Pombo (até 73 quilos) foi eliminado na primeira luta. Nesta terça-feira, a partir das 10 horas, no mesmo local, Mariana Silva (até 63 quilos) e Victor Penalber (até 81 quilos) competem pelo Brasil.

Você pode gostar