Rio - O Brasil ganhou dois motivos para sonhar, na manhã desta segunda-feira, no Engenhão. Altobeli da Silva se classificou para a final dos 3000 metros com obstáculos, em 8min26s59. Nesta terça, às 11h50, correrá por uma medalha. E, nos 400 metros com barreira, Mahau Suguimati garantiu vaga na semifinal, ao chegar em terceiro lugar na segunda bateria. Ele, que completou a prova em 49s77, também volta à pista nesta terça, mas à noite, na segunda classificatória, que tem início previsto para 21h42.
Altobeli não está na Olimpíada apenas para competir. Diante da torcida brasileira, o atleta espera fazer história. A. A ele, não basta cumprir papel de coadjuvante.

"Ainda não estou satisfeito. Preciso fazer uma prova melhor na final e sonhar com o mesmo objetivo de todos. Não fico satisfeito apenas em estar na final. Para mim, não está bom. Se estou entre os melhores, posso sonhar com eles. Não estou aqui para disputar a final por disputar", disse.
Outros brasileiros passaram pela pista do Engenhão nesta manhã, mas sem o mesmo sucesso. Na prova de Suguimati, Márcio Teles fez o sexto tempo na primeira bateria (50s42) e foi eliminado. Já Kauiza Venâncio e Cristina Vitória Rosa não conseguiram figurar entre as 24 classificadas, nos 200 metros. A primeira ficou na 34ª colocação geral (23s06), e a segunda, na 47ª (23s35).
À noite, Fernanda Martins e Andressa de Morais competirão no lançamento de disco. No salto com vara masculino, Thiago Braz da Silva representará o Brasil. Já João Vitor de Oliveira e Eder Antonio Souza vão à pista no 110 metros com barreira.