Olimpíadas de Tóquio vai unir tradição milenar e muita tecnologia

Japão promete surpresa em 2020

Por tabata.uchoa

Rio - O sucesso da Rio 2016 vai inspirar o Japão, anfitrião dos próximos Jogos Olímpicos daqui a quatro anos. Em entrevista ao DIA, Hikariko Ono, porta-voz do Comitê Olímpico Tóquio-2020, garantiu que a partir desta semana sua equipe já pretende se reunir com representantes cariocas do evento. O objetivo, segundo ela, é “estreitar os laços com os brasileiros”, para usar a experiência daqui no outro lado do mundo.

“Foi uma experiência surpreendente, linda e comovente. Quero que os brasileiros nos ajudem a organizar a nossa Olimpíada, sobretudo uma festa soberba de abertura, encantadora como a que vimos no Rio de Janeiro”, adiantou.

Hikariko garantiu que a comunidade japonesa vai “surpreender o mundo”, misturando suas tradições milenares com inovações tecnológicas, 56 anos depois de sediar sua primeira Olimpíada. Uma das novidades, por exemplo, será a Vila de Robôs, no bairro Odaiba, em Tóquio, que abrigará centenas de geringonças eletrônicas. Os robôs atuarão como voluntários e serão capazes de dar informações sobre tudo, em qualquer língua.

Outra novidade deverá ser apresentada por uma empresa líder em tecnologia, que está criando um gadget (dispositivo) para ser usado pendurado no pescoço, que traduz o japonês para pelo menos dez idiomas diferentes. Além disso, ‘robôs táxis’ deverão trafegar sozinhos pelas ruas, levando turistas aos locais de competição, além de ônibus e prédios alimentados por hidrogênio.

O custo de tudo ainda é mistério. A Prefeitura de Tóquio rechaça especulações, dizendo que a meta é fazer um evento “bonito e barato”, e que o governo do Japão tem se reunido com o Comitê Olímpico para definir responsabilidades e papéis com relação aos custos, ainda em fase de orçamentos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia