Simone Biles e Jordan Chiles reverenciaram Rebeca Andrade no pódioGabriel Bouys / AFP

Paris - Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, publicou em suas redes sociais nesta terça-feira (6) uma mensagem sobre o momento em que Rebeca Andrade é reverenciada em cima do pódio por Simone Biles e Jordan Chiles. O gesto aconteceu após a brasileira vencer a medalha de ouro na final individual do salto da ginástica artística pelas Olimpíadas, nesta segunda-feira (5).
"Ainda não superei esse momento lindo de espírito esportivo e irmandade. Você pode sentir o amor brilhando através dessas mulheres. Parabéns Rebeca, Jordan e Simone!", escreveu, em inglês, a mulher de Barack Obama, presidente estadunidense entre 2009 e 2016.
Reverência
Na coletiva de imprensa após a prova, as ginastas americanas explicaram o motivo da reverência. ''A Rebeca é incrível. Ela é uma rainha. Estávamos muito animadas. Decidimos demonstrar nosso respeito. A Jordan disse que deveríamos fazer e eu disse que sim. É por isso que fizemos. Era o correto a ser feito. Amo Rebeca. Ela é incrível. Ela é uma pessoa maravilhosa e uma ginasta melhor ainda. Ela me ajuda a estar concentrada. Ela me faz competir melhor. É uma pessoa com muito talento, vejo que ela ainda terá uma longa carreira. Estou animada para ver o que mais vem para ela. Mas agora ela e todas nós precisamos relaxar", disse Simone Biles.
Jordan Chiles explicou que o gesto foi uma forma de reconhecimento à Rebeca. "Ela é incrível. Uma lenda. Devemos reconhecer o trabalho dela. Ficamos muito felizes por esse pódio ter sido formado por mulheres pretas. Era muito importante para nós isso. Senti que era necessário (a reverência)", completou.