A largada será dada para os Jogos Paralímpicos de Paris, que começarão de forma oficial com a cerimônia de abertura, realizada nesta quarta-feira (28), às 15h. Assim como na Olimpíada, o evento será realizado nas ruas da cidade, na Avenida Champs-Élysées e seguindo para a Place de la Concorde, a maior praça da capital francesa.
A Paralimpíada deste ano contará com cerca de 4.400 atletas de 185 nações que disputam o pódio em 22 modalidades diferentes. A competição, que vai ter 11 dias de duração, se encerra em 8 de setembro.
A primeira edição dos Jogos Paralímpicos aconteceu em Roma-1960. Desde então, o Brasil possui um total de 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes, totalizando 373 medalhas. A delegação brasileira, que conta com 280 atletas neste ano, vai em busca da 400ª medalha no megaevento, faltando apenas 27 para bater o número histórico. Para efeito de comparação, na última edição, em Tóquio-2020, os brasileiros subiram ao pódio 72 vezes, um recorde do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Confira as modalidades disputadas na Paralimpíada
- Atletismo Paralímpico - Badminton Paralímpico - Basquete em Cadeira de Rodas * - Bocha - Canoagem Paralímpica - Ciclismo de Estrada Paralímpico - Ciclismo de Pista Paralímpico - Esgrima em Cadeira de Rodas - Futebol de Cegos - Goalball - Halterofilismo Paralímpico - Hipismo Paralímpico - Judô Paralímpico - Natação Paralímpica - Remo Paralímpico - Rugby em Cadeira de Rodas * - Taekwondo Paralímpico - Tênis de Mesa Paralímpico - Tênis em Cadeira de Rodas - Tiro com Arco Paralímpico - Tiro Esportivo Paralímpico - Triatlo Paralímpico - Vôlei Sentado
* O Brasil não terá competidores no basquete em cadeira de rodas e rugby em cadeira de rodas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.