O Flamengo entrou na disputa da Libertadores cheio de esperança, motivado e motivando a torcida, que já imaginava o time na final do Mundial de Clubes, só discutindo se seria melhor pegar o Barcelona, o Real Madrid ou a Juventus. Alguns grupos já levantavam custos para a viagem. Veio a grande decepção e o Flamengo foi eliminado na fase de grupos.
Há males que vêm para bem. Zé Ricardo teria tempo para organizar seu trabalho atento ao campeonato que de fato interessa, o Brasileirão. Só que não. A ganância da turma da goela grande na Confederação Sul-Americana não deixaria que pulassem da rede peixes graúdos como o Flamengo. Pensando na possibilidade abriu caminho para a volta em caso de acidentes de percurso para eliminados na Libertadores.
Pronto, resolvido o problema. Flamengo na Sul-Americana, voltando a uma disputa internacional, ganhando e dando a ganhar. Prêmio de consolação, tipo bala Juquinha para a galera.
GOL DE LATERAL
Gol de lateral não existe pelo simples fato de que não vale gol com as mãos. Se houver um arremesso de lateral feito diretamente com a bola entrando, o árbitro mandará bater tiro de meta. Se o autor do lateral é um defensor, marca-se escanteio. Estão na moda os arremessos diretos para a muvuca, para o feijão. Isso se deve a dois fatores: treinamentos e o fato dos campos estarem mais estreitos. Antes, a largura era de 75 metros. Agora, são 68, sendo que as áreas permanecem do mesmo tamanho.
PEDALADAS
Agradeço o livro com as 100 melhores crônicas do mestre João Saldanha. Leitura deliciosa e obrigatória para quem gosta de futebol.
Rogério Ceni deve pegar suas coisinhas, a indenização e meter o pé do São Paulo, antes que alguém sugira que se candidate a presidente. Ídolo deve cultivar a idolatria. Se tiver dúvida, consulte o Roberto Dinamite.
São Januário vai tremer no sábado, com o clássico Vasco e Flamengo, às 18h.
BOLA DENTRO
Gatito Fernández vem sendo figura no gol do Botafogo. Olhando para o banco, vendo o Jefferson, parece que o cara se multiplica e pega até pensamento.
BOLA FORA
Sport e Náutico pularam fora da tal Liga do Nordeste alegando pouco interesse da torcida e má remuneração. Esses caça-níqueis não acrescentam nada.