São Januário é o estádio do VascoFoto: Matheus Lima | Vasco Da Gama

Rio - Pré-candidatos da oposição para as próximas eleições à presidência do Vasco, Leonardo Rodrigues e Pedro Strozenberg protocolaram, nesta sexta-feira (1), um pedido na secretaria de São Januário pela impugnação de pelo menos 233 sócios aptos a votarem no pleito. Eles alegam irregularidades na lista e falam em quase 100 pessoas que já morreram. A Junta de Recursos analisará o caso neste sábado (2).
"Conseguimos, até o momento, localizar inúmeras inconsistências e irregularidades na lista de sócios. Apresentamos hoje uma impugnação à 233 nomes, dentre os quais encontram-se cerca de 96 mortos. A base de dados apresentada é confusa e conflitante. Propalaram transparência e tecnicidade, mas entregaram a lista mais obscura e furada da história. Talvez, por isso o Presidente da Assembleia tenha corrido para convocar a junta logo após a apreensão judicial. O trabalho continua em busca da lisura, transparência e higidez da eleição. Esse é o compromisso e não mediremos esforços", disse Leonardo ao "ge".
"A listagem traz dados que chamam a atenção e preocupam muito, como as pessoas falecidas e sócios sem lastro econômico. O vasco precisa de um processo eleitoral que resgate a confiança e legitimidade do vascaíno, essa lista gera ainda muitas dúvidas. Por um Vasco forte e transparente", declarou Strozenberg.
O recurso da dupla surpreendeu o presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho. Ele alega que o prazo para recursos é até nesta sexta e que a lista final só será confirmada após a Junta de Recursos decidir sobre os pedidos de impugnação.
"Os recursos de impugnações serão aceitos até às 18h desta sexta na secretaria de São Januário e até 23h59 por e-mail. Já convoquei o Conselho Fiscal para se reunir neste sábado. Vamos nos reunir e analisar todos os casos. A lista definitiva de sócios só será conhecida após a análise da Junta de Recursos", afirmou.
Na lista inicial, divulgada pelo Vasco na última semana, 5.839 associados aparecem aptos para voto. Ainda não há data definida para a eleição, mas a expectativa é de que ela aconteça no dia 11 ou 12 de novembro.