Vasco de Fernando Diniz conseguiu boa sequência no BrasileirãoMatheus Lima / Vasco

Com três vitórias nas últimas quatro rodadas, o Vasco deu um salto na tabela, chegou ao 10º lugar e afastou o risco de rebaixamento no Brasileirão. Após 27 rodadas, o time de Fernando Diniz está com 6% de possibilidade de cair, segundo o site 'Infobola', do matemático Tristão Garcia, e com 5% segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
Uma situação bem mais tranquila de quando o Cruz-Maltino iniciou o segundo turno, em 17º lugar, a cinco rodadas sem vencer e com 45% de risco de rebaixamento, mesmo com dois jogos a menos à época. Agora, o panorama mudou e os vascaínos já olham para cima.

As chances de G-6 do Vasco

Afinal, com 33 pontos, o Vasco abriu oito pontos de vantagem para o Z-4 e está a 10 do G-6. A distância ainda é grande, enquanto as chances de vaga na Libertadores são pequenas: 2%, segundo o Infobola, e 3,4%, pelas contas da UFMG.

Brasileirão pode ter G-8

Entretanto, é grande a possibilidade de o G-6 se tornar G-7 ou até mesmo G-8, já que Palmeiras ou Flamengo pode conquistar a Libertadores, enquanto Cruzeiro ou Fluminense pode levar a Copa do Brasil.
Se isso acontecer, o Vasco estará, neste momento, a cinco pontos do oitavo colocado, que é o São Paulo, e do sétimo, que é o Fluminense. Só que o rival carioca ainda tem dois jogos a menos a disputar.

Outra caminho para ir à Libertadores

Além do Brasileirão, o Vasco também pode se garantir na Libertadores de 2026 se for campeão da Copa do Brasil. Classificado para a semifinal, enfrentará o Fluminense em dezembro por uma vaga na decisão.