Fernando Diniz em treino do VascoMatheus Lima/ Vasco

Rio - Em confronto direto por vaga na Libertadores em 2026, o Vasco enfrenta o Botafogo, nesta quarta-feira (5), às 19h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela 32ª rodada do Brasileirão. Após a classificação sobre o rival na Copa do Brasil, o técnico Fernando Diniz reencontra o Alvinegro em um novo momento e busca encerrar um incômodo jejum.
Fernando Diniz não vence o Botafogo desde junho de 2022, quando ainda comandava o Fluminense. Desde então, soma nove jogos de jejum, sendo seis derrotas e três empates, todos como treinador do Fluminense e Vasco. Recentemente, o Cruz-Maltino eliminou o Glorioso nas quartas de final da Copa do Brasil, mas a vitória ocorreu nos pênaltis após dois empates por 1 a 1.
Além disso, Fernando Diniz possui histórico negativo em clássicos. Em duas passagens pelo Fluminense, por exemplo, o treinador venceu apenas sete e perdeu 18 vezes em clássicos. Já pelo Vasco, também em duas passagens, são sete clássicos, apenas uma vitória, três empates e três derrotas. A primeira vitória, inclusive, aconteceu recentemente, sobre o Fluminense por 2 a 0.
Em sua melhor fase pelo Vasco, Fernando Diniz chega confiante para encerrar o tabu contra o Botafogo. Apesar da derrota para o São Paulo, no último domingo (2), em São Januário, pela 31ª rodada do Brasileirão, o Cruz-Maltino ainda está embalado e na briga por vaga na Libertadores. Com isso, vencer o clássico contra o Alvinegro significaria encurtar a distância para o G-7 e se recuperar da derrota.