Fernando Diniz em treino do VascoMatheus Lima/ Vasco

Rio - O Vasco ainda depende de si para permanecer na primeira divisão, mas se complicou na reta final do Brasileirão. Após perder para o Bahia, no último domingo (23), na Arena Fonte Nova, pela 35ª rodada, o Cruz-Maltino sofreu a quinta derrota consecutiva no campeonato e se aproximou da zona de rebaixamento.
Com o triunfo do Vitória e o empate no confronto direto entre Internacional e Santos, o Vasco se aproximou da zona de rebaixamento. O Cruz-Maltino, agora, ocupa o 13º lugar com 42 pontos, apenas quatro acima do Peixe, que é o primeiro time dentro do Z-4. Vitória (39), Internacional (41) e Ceará (42) aparecem atrás.
O risco de rebaixamento ainda é remoto, mas aumentou. Se antes o Vasco olhava para o G-6 e sonhava com uma vaga na Libertadores, agora olha para baixo e vê o fantasma da Série B mais de perto. O Cruz-Maltino tem 2,1% de risco de rebaixamento, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.
Para evitar o rebaixamento, o Vasco ainda depende de si. Nos últimos três jogos, o Cruz-Maltino precisa conquistar, pelo menos, cinco pontos para não ter mais riscos. Uma vitória não deve acabar com os riscos, mas pode reduzi-los e deixar em uma situação bastante confortável.
O próximo compromisso do Vasco é um confronto direto. O Cruz-Maltino recebe o Internacional, na sexta-feira (28), às 19h30 (de Brasília), pela 36ª rodada do Brasileirão, e tenta encerrar a sequência negativa na temporada. O Colorado, por sua vez, também chega ameaçado e não deve facilitar a vida dos vascaínos.