
A Bradesco Seguros decidiu aderir à onda digital. Ontem, a empresa anunciou a versão “beta” (experimental) — só para clientes exclusivos, no Rio e São Paulo - do aplicativo para smartphone que vai reunir todos os cartões e/ou números de registro e identificação do cliente em cada produto que tiver, entre os diversos segmentos do grupo segurador.
“A ideia da ‘carteira virtual’ é facilitar a vida do cliente. Como todos os brasileiros tem um celular hoje e a maioria dos nossos clientes usa smartphones, estará sempre com seus cartões consigo”, diz Enrique Adam, diretor de soluções digitais da Bradesco Seguros. O aplicativo é grátis e vai rodar, inicialmente, nas plataformas Apple (iPhone) e Android, do Google.
A carteira digital vai reunir informações dos clientes em todos os produtos do qual for usuário, seja seguro saúde, para automóvel, vida, previdência e capitalização — no caso dos três últimos, não existe cartão físico. Por isso, Adam explica que além de susbstituir os plásticos, a carteira digital vai reunir informações também desses outros produtos “de forma prática e segura”.
A questão da segurança, segundo o executivo, foi tratada com a utilização da tecnologia QR Code — além do número, esse é o código que será identificado pelo prestador do serviço na hora que o cliente apresentar o cartão virtual. “Não será simplesmente um espelho, uma imagem do cartão. O aplicativo traz dispositivos de segurança e autenticação”, diz, explicando que além do QR Code haverá também a geração de um código numérico randômico (como nos itokens).
O projeto piloto foi implantado pela Bradesco Seguros em abril com 70 funcionários e estendido agora em maio e junho, na versão beta, a clientes exclusivos. O objetivo é lançar o aplicativo para o mercado no segundo semestre, informou Adam ontem em entrevista à imprensa para divulgação do produto.
O executivo diz que está treinando os prestadores de serviço a aceitar o cartão digital no lugar dos plásticos: “Mas não vai custar nada, não será preciso que o prestador de serviço faça nenhum investimento em tecnologia para ler o QR Code”, diz.
No entanto, Adam admite que o aplicativo dificilmente vai substituir totalmente os plásticos: “O cliente é que vai escolher”, diz. Mas o executivo acredita que as emissões de plásticos vão diminuir, o que economizará custos para a Bradesco, e recursos para o planeta: “É uma alternativa mais sustentável”.
O aplicativo não vai só reunir as informações do clientes para uso dos serviços, mas também dos benefícios oferecidos - como descontos em ingressos de shows e teatros e estacionamentos. Além disso, dará acesso direto às centrais de atendimento de cada serviço. No caso dos serviços de saúde, será possível marcar a consulta pelo aplicativo e também avaliar as clínicas, laboratórios, hospitais ou profissionais.
O grupo Bradesco Seguros apresentou faturamento de R$ 11,5 bilhões no primeiro trimestre deste ano, nos segmentos de seguros, capitalização e previdência. O valor representou um aumento de 4,5% em 12 meses.