Ibovespa cai após projeções negativas para a economia

O Boletim Focus reduziu mais uma vez a perspectiva para crescimento do PIB para 1,07% neste ano. Dólar opera em leve alta, cotado a R$ 2,22

Por parroyo

Em meio a previsões pouco favoráveis para a economia brasileira apontadas no Relatório Focus – baixo crescimento e inflação próxima do teto da meta - e a queda das bolsas americanas, o Ibovespa opera no vermelho nesta segunda-feira e, por volta das 13h, caía 0,93%, para 53.551 pontos.

Os economistas consultados pelo Banco Central cortaram, pela sexta semana seguida, a projeção de crescimento para Produto Interno Bruto (PIB) neste ano de 1,10%, para 1,07%. A previsão para inflação se manteve estável em 6,46% - bem próxima do teto da meta, de 6,50%.

À frente dos ganhos, Light ON subia 2,04%. Na contramão, ALL ON tinha queda de 3,05%.

Nos Estados Unidos, após bater recordes na semana passada, os principais índices começam a semana em campo negativo. Por volta das 13h, o Dow Jones caía 0,36%, o S&P retraía 0,43% e o Nasdaq recuava 0,65%

A cautela ganha força entre os investidores, que especulam uma possível alta da taxa de juros antes que o esperado no país. Na quarta-feira, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) vai divulgar a ata referente à reunião de junho, que pode trazer pistas sobre a trajetória dos juros.

No mercado de câmbio, o dólar acompanhava a leve alta no cenário externo e operava com avanço de 0,29%, cotado a R$ 2,222 na venda.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia