Por parroyo

O Ibovespa opera no vermelho pressionado por dados mais fracos da indústria da China. Por volta das 13h, o principal índice da Bovespa caía 0,24%, aos 58.734 pontos. O Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do gigante asiático caiu para 50,3 pontos em agosto, após ter batido a máxima em 18 meses (51,7 pontos) em julho.

Em relação às eleições, o PSB oficializou Marina como candidata à presidência e Beto Albuquerque como vice. “Marina, em discurso, tenta passar sinais positivos ao defender, entre outras coisas, a maior independência do Banco Central. Se não fosse o dado fraco na indústria chinesa, a bolsa poderia continuar no movimento de alta dos últimos dias”, apontou a Guide Investimentos, em nota.

As ações ligadas às commodities pressionavam o Ibovespa, como reflexo ao número fraco da China. CSN perdia 1,58%, Usiminas ON tinha queda de 0,55% e Vale PN caía 0,35%. À frente dos ganhos, Marfrig ON subia 2,68%. Na outra ponta, MMX recuava 4,12%.

Nos Estados Unidos, o número de pedidos de auxílio desemprego recuou mais que o esperado na última semana, o que indica a força da recuperação do mercado de trabalho. Entretanto, o mercado financeiro aguarda o discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen, no principal evento de política monetária do mundo, que acontece anualmente na cidade norte-americana de Jackson Hole.

Por volta das 13h, os principais índices de Wall Street operavam em direções opostas. O Dow Jones subia 0,39%, o S&P tinha alta de 0,24% e o Nasdaq caía 0,02%.

No mercado de câmbio, o dólar caía 0,29%, cotado a R$ 2,257 na venda.

Você pode gostar