Por parroyo

A possibilidade de o cessar-fogo na Ucrânia não ser mantido e a proximidade do referendo de independência na Escócia – a votação ocorre em 10 dias – trazem cautela ao mercado externo. No Brasil, tal sentimento contribui para a volatilidade do Ibovespa, que após ter subido mais de 1% pela manhã, perdeu força e, por volta das, 13h tinha leve alta de 0,12%, aos 60.752 pontos. Em meio à agenda fraca de indicadores econômicos, a atenção dos investidores continua voltada para as eleições.

A pesquisa IstoÉ/Sensus, divulgada no fim de semana, mostra um resultado parecido com o apresentado por Ibope e Datafolha: no primeiro turno, Marina Silva (PSB) tem 29,8% da preferência do eleitor e está empatada com Dilma Rousseff (PT), com 29,5% das menções. O senador Aécio Neves tem 15,2%. Em um eventual segundo turno,

Marina venceria a atual presidenta por 47,6% contra 32,8% da petista.

“Marina Silva ainda mostra a menor taxa de rejeição entre os entrevistados, mas aprovação do governo Dilma se recuperou”, apontou a Guide Investimentos, em nota na qual destaca que as novas denúncias de corrupção do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, podem frear a recuperação da aprovação do governo Dilma. “No entanto, a delação também deverá atingir candidaturas de outros partidos, como PSB e PMDB”, complementa a corretora.

De acordo com o Jornal O Estado de S.Paulo, as campanhas dos presidenciáveis redesenham suas estratégias após Paulo Roberto Costa, em delação premiada à Justiça, supostamente ter apontado em seu depoimento importantes integrantes do governo e da base aliada – como o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, e os presidentes da Câmara e do Senado (Renan Calheiros (PMDB) e Henrique Alves (PMDB) – como participantes do esquema de corrupção que envolve a Petrobras. O nome do ex- candidato a presidente Eduardo Campos, morto em um acidente no dia 13 de agosto, também teria sido mencionado no depoimento de acordo com a revista Veja.

À frente dos ganhos, Tim ON subia 4,80%. Na outra ponta, Klabin UNT caía 2,70%. Entre as blue chips, Petrobras PN tinha leve alta de 0,31%; Itaú PN subia 0,76%; Bradesco PN tinha alta de 1,61% e Vale PN recuava 1,20%.

Na agenda, o Boletim Focus cortou, pela 15ª vez seguida, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano de 0,52% para 0,48%. A expectativa de inflação, por sua vez, subiu de 6,27%, para 6,29%.

Nos Estados Unidos, as bolsas operavam em direções opostas. Por volta das 13h, o Dow Jones caía 0,05%, o S&P desvalorizava 0,22% e o Nadsaq subia 0,24%.

No mercado de câmbio, o dólar subia 0,62%, cotado a R$ 2,253 na venda.

Você pode gostar