Por parroyo

Após abrir no vermelho e ensaiar uma recuperação no início da tarde, o Ibovespa aprofundou as perdas no final da sessão e terminou em queda de 1,24%, aos 58.374 pontos. O giro financeiro foi de R$ 8,5 bilhões. O movimento de realização de lucros predominou entre os papéis das estatais, que subiram com força nos últimos dias refletindo expectativa eleitoral. Por outro lado, as ações de empresas exportadoras avançaram em meio à alta do dólar e impediram uma queda maior do índice.

“O desempenho do Ibovespa pode ter refletido um fluxo pontual de saída de investidores estrangeiros depois da decisão do Fed”, avaliou o analista da Guide Investimentos, Luiz Gustavo Pereira. Na quarta-feira, o Federal reserve (Fed, o banco central norte-americano) sinalizou que pretende manter a taxa básica de juro perto de zero por um “período considerável”. Entretanto, a presidente da autoridade monetária, Janet Yellen, reforçou a mensagem que não há um compromisso fixo com o calendário. Ou seja, o mercado ainda se divide quanto à expectativa de os empréstimos ficarem mais caros no primeiro ou no segundo semestre de 2015.

“No entanto, o movimento de realização de lucros hoje parece pontual, o que não significa que os estrangeiros já estejam migrando para outros mercados (movimento que é esperado quando o Fed anunciar a escalada do juro). Em relação à eleição, o cenário não deve ter modificações relevantes. A pesquisa do Datafolha, que está para ser divulgada, deve apontar empate técnico entre Dilma Rousseff e Marina Silva no segundo turno e leve avanço de Aécio Neves no primeiro turno”, disse Pereira.

Na ponta positiva do índice, se destacaram as companhias exportadoras. CSN ON liderou os ganhos com alta de 3,52% seguida por Fíbria ON, que subiu 3,44%. Na outra ponta, Marfrig ON teve queda de 5,98%.

Entre as estatais, Petrobras PN recuou 3,75% e diminuiu os ganhos da semana, que somam 5,71%. Banco do Brasil ON, que tem alta de 5,56% nos últimos quatro pregões, caiu 1,57% nesta quinta-feira. O setor financeiro também pressionou o Ibovespa. Bradesco PN caiu 1,32% e Itaú PN teve queda de 1,18%.

Na avaliação do instrutor da Leandro&Stormer Thiago Bisi, existe grande possibilidade de o Ibovespa recuar nas próximas duas sessões, mas sem perder o patamar dos 57 mil pontos. “A bolsa está operando com muito volume e força, e por isso a tendência de alta continua forte”, afirmou.

Nos Estados Unidos, as bolsas terminaram no azul. O Dow Jones subiu 0,64%, o S&P teve alta de 0,49% e o Nasdaq subiu 0,68%.

No mercado de câmbio, o dólar avançou 0,31%, cotado a R$ 2,365 na venda – o maior valor de fechamento desde 11 de março. De acordo com a corretora Correpati, a alta da divisa refletiu principalmente as incertezas em relação à eleição. “Segundo especulações, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, confirmará a dianteira no primeiro e turno”, apontou a corretora, em nota.

Você pode gostar