O Ibovespa opera em leve alta na manhã desta quinta-feira, com os investidores avaliando a decisão da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e à espera da nova pesquisa do Datafolha, que deve ser divulgada ainda hoje. Por volta das 13h, o principal índice da Bovespa subia 0,06%, aos 59.142 pontos.
Na quarta-feira, o Fed sinalizou que pretende manter a taxa básica de juro perto de zero por um “período considerável”. Entretanto, a presidente da autoridade monetária, Janet Yellen, reforçou a mensagem que não há um compromisso fixo com o calendário. Ou seja, o mercado ainda se divide quanto à expectativa de os empréstimos ficarem mais caros no primeiro ou no segundo semestre de 2015.
Na ponta positiva do índice, as empresas exportadoras se destacam como reflexo do avanço do dólar. À frente dos ganhos, Usiminas PNA subia 3,23%; Fibria ON tinha alta de 3,06% e Suzano PNA valorizava 2,34%. Na outra ponta, Marfrig ON tinha queda de 4,03%.
Entre as estatais, o movimento de realização de lucros prevalecia. Petrobras PN perdia 1,22%; Banco do Brasil ON recuava 0,72% e Eletrobrás PNB tinha desvalorizava 0,61%.
Nos Estados Unidos, as bolsas operavam no azul por volta das 13h. O Dow Jones subia 0,52%, o S&P avançava 0,43% e o Nasdaq tinha queda de 0,53%.
No cenário externo, após a decisão do Fed, os investidores aguardam o resultado do referendo na Escócia que vai decidirsobre a independência do Reino Unido, que acontece hoje.
“As recentes pesquisas por lá mostraram que o “não” está levemente à frente, contribuindo para a valorização da libra”, apontou a Guide Investimentos, em nota.
No mercado de câmbio, o dólar avançava 0,39%, cotado a R$ 2,367 na venda.