Por parroyo

Na esteira do desempenho positivo das bolsas externas, o Ibovespa opera em forte alta nesta sexta-feira. Por volta das 13h, o índice subia 1,56%, aos 56.833 pontos, impulsionado pelas ações mais sensíveis à corrida eleitoral – as estatais. Na quinta-feira, após o fechamento do pregão, o Vox Populi divulgou uma nova pesquisa que mostrou com um quadro “menos exagerado” em relação ao último levantamento do instituto. A vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre Marina Silva (PSB), no primeiro turno, diminuiu de 18 pontos para 13 pontos.

A petista passou de 40% para 38%, enquanto a ex-senadora subiu de 22% para 25%. No segundo turno, o empate técnico permanece, mas a diferença diminuiu: Dilma passou de 46% para 42% e Marina foi de39% para 41%. A pesquisa do Datafolha, a ser conhecida nesta noite, está sendo considerada como um “tira-teima” entre todos os levantamentos da semana. A expectativa pela diminuição da diferença entre as principais candidatas melhora o humor dos investidores, que vão às compras.

À frente dos ganhos, Petrobras PN avançava 3,98%. Banco do Brasil ON, também entre as maiores altas da sessão, subia 3,53% e Eletrobras ON valorizava 3,13%. Na ponta negativa, Usiminas PNA caía 3,44%. O conselho da siderúrgica destituiu do cargo o atual presidente, Julián Eguren, e o vice-presidente da companhia, Romel Erwin, deve assumir o controle.

Nos Estados Unidos, a terceira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre avançou de 4,2% para 4,6%, em linha com a expectativa dos analistas. O dado contribui para a recuperação das bolsas após a forte queda da véspera motivada por tensões geopolíticas.

Por volta das 13h, o Dow Jones subia 0,46%, o S&P avançava 0,26% e o Nasdaq tinha alta de 0,31%.

No mercado de câmbio, após ter alcançado a cotação de R$ 2,44 na máxima do dia, o dólar perdia força – às 12h50 recuava 0,33%, cotado a R$ 2,422 na venda.

Você pode gostar