Por parroyo

O clima de cautela prevalece no mercado financeiro brasileiro nesta segunda-feira, com os agentes avaliando o impacto da lista de políticos a serem investigados por suposta participação na operação Lava Jato. A relação, enviada na noite de sexta-feira pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, para o Supremo Tribunal Federal (STF) contém 54 nomes, entre os quais se destacam os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Por volta das 13h, o principal índice da Bovespa recuava 1,88%, aos 49.039 pontos, enquanto o dólar mantinha a trajetória de alta ao subir 1,36%, cotado a R$ 3,098 no mesmo horário. As incertezas políticas contribuem para que os investidores fujam dos ativos de risco, o que reflete na continuidade da disparada da moeda norte-americana, que na semana passada acumulou alta de 7%.

À frente dos ganhos do Ibovespa, as siderúrgicas eram destaque: CSN ON avançava 3,23%, seguida por Guerdau PN, com valorização de 2,64%. Na Outra ponta, Cetip ON perdia 6,13%. As ações da Petrobras, por sua vez, operavam no vermelho – as preferenciais caíam 0,97% e as ordinárias recuavam 0,33%.

Nos Estados Unidos, as bolsas operam em alta como ajuste à queda de sexta-feira, quando o mau humor prevaleceu no mercado após o dado forte de emprego no país em fevereiro, o que alimentou as apostas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) eleve a taxa de juros no meio do ano. Por volta das 13h, o Dow Jones subia 0,69%.

Você pode gostar