Após três altas seguidas, Ibovespa opera volátil

Investidores embolsam lucros de olho no cenário político. Ação da Vale sobe mais de 4% na esteira da recuperação do preço do minério de ferro

Por parroyo

Após três altas seguidas, o Ibovespa opera volátil nesta terça-feira e, por volta das 13h, caía 0,33%, aos 53.560 pontos. Segue no radar do mercado o cenário político: enquanto a presidenta Dilma Rousseff faz mudanças nos ministérios, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, continua em negociação com o Congresso para impedir a votação de matérias que possam dificultar o ajuste fiscal, como a mudança no indexador da dívida dos estados e municípios.

À frente dos ganhos, Vale ON subia 4,58% na esteira da recuperação no preço do minério de ferro. Na contramão, Rumo ON recuava 9,20%, ao devolver parte dos ganhos recentes, reflexo da fusão com a ALL. As ações preferenciais da Petrobras, por sua vez, subiam 0,28%.

Nos Estados Unidos, as bolsas operam em campo positivo ainda como reflexo do dado mais fraco de emprego, o que aumenta as apostas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) mantenha a taxa de juro baixa por mais tempo. Por volta das 13h, o Dow Jones subia 0,48%.

No mercado de câmbio, o dólar caía 0,3%, cotado a R$ 3,113 na venda.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia