Por parroyo

O Ibovespa opera volátil nesta quinta-feira. Por um lado, as ações da Petrobras sobem mais de 6% como reflexo da expectativa de que o balanço auditado seja divulgado no próximo dia 17. Por outro, os papéis dos bancos recuam diante da perspectiva de que o governo aumente de 15% para 17% os impostos sobre o lucro das instituições financeiras. Por volta das 13h, o principal índice da Bolsa estava praticamente estável, ao subir 0,01%, aos 53.664 pontos.

Na ponta positiva, Petrobras ON disparava 6,53%. Na contramão, PDG ON perdia 5,17%. Entre os bancos, Bradesco PN recuava 2,46%, Itaú PN perdia 2,4% e Banco do Brasil ON tinha queda de 3,42%.

Na agenda, mais um indicador confirma a fraqueza da economia: a taxa de desemprego do Brasil subiu para 7,4% no trimestre finalizado em fevereiro, com maior procura por trabalho e fechamento de vagas, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vale destacar também que ontem a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que amplia a terceirização para qualquer atividade de uma empresa. As emendas da matéria serão apreciadas na próxima semana e o projeto deve seguir, então, para o Senado.

“Com relação à articulação política de Michel Temer, o vice-presidente negocia com a presidente Dilma Rousseff um pacote para acalmar o PMDB, e entregou ontem ao governo uma carta de intenções, na qual os partidos se comprometem a apoiar o ajuste fiscal”, destacou a Corretora XP, em nota.

Nos Estados Unidos, o número de pedidos de auxílio desemprego subiu menos que o esperado na última semana, o que mostra que a desaceleração no crescimento do emprego em março pode ser temporária. Embora positiva para a economia, a notícia é avaliada pelos investidores como uma sinalização do fortalecimento do mercado de trabalho, o que pode contribuir para que o Federal Reserve suba a taxa de juros.Por volta das 13h, o Dow Jones caía 0,15%.

No mercado de câmbio, o dólar caía 0,33%, cotado a R$ 3,046 na venda.

Você pode gostar